Lira diz que vai pautar projeto que reduz ICMS dos combustíveis e energia
Presidente da Câmara defende medida como saída para combater a inflação

Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que pautará na terça-feira o projeto de lei que reduz a alíquota do ICMS dos combustíveis, energia elétrica e transporte coletivo para no máximo 17%. Hoje os Estados são livres para definir o valor. “Esse plenário terá a oportunidade de realmente dar um passo decisivo para contribuir com o abuso dos impostos no que se refere a telecomunicações, energias, combustíveis e transportes”, afirmou.
Em plenário, Lira afirmou que fará reuniões com os partidos de oposição, às 8h, e governistas, às 12h, de terça-feira para tratar do tema. Na noite de quarta-feira, a Câmara aprovou requerimento de urgência ao projeto em votação simbólica.
O projeto do deputado Danilo Forte (União-CE) enquadra alguns bens e serviços, como água, combustíveis e energia, como bens de primeira necessidade no Código Tributário Nacional. Com isso, terão alíquota máxima de ICMS de 17%. Cada Estado tem autonomia para aplicar a alíquota que achar adequada e muitos cobram acima de 30% nos combustíveis e energia.
Lira disse que organizará “republicanamente” uma saída para combater a inflação e que buscará apoio do Judiciário, do Executivo e da sociedade à proposta. “Aí vamos ver num debate altivo a participação da Câmara, do Senado e de outros Poderes para que a gente desonere e diminua os impostos sobre esses setores que se tornaram essenciais, emendando uma lei de 1966. Aí teremos uma real clareza de quem quer diminuir preço de combustível, energia, transporte e telecomunicações no Brasil”, afirmou.
Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico
Outros casos de suspeita de corrupção e de interferência na PF envolvendo o presidente não avançaram na Justiça, diz Felipe Recondo, do JOTA
Diesel sobe pela terceira semana seguida. Gasolina inverteu movimento de queda e teve nova alta
Plataforma vai triplicar receita publicitária este ano, para US$ 12 bi e ainda amplia ganho de tiktokers, avança em games e e-commerce
Moeda americana voltou a superar R$ 5,25 e tem 4ª semana consecutiva de alta frente ao real
Você está se sentindo aflita com tanta instabilidade na economia? Nina Silva explica o que fazer em momentos tão tensos
Telefonema do ex-ministro da Educação foi interceptado pela Polícia Federal
Moeda americana opera sem uma tendência definida
Indicador da FGV mostrou uma melhora da confiança entre as faixas de maior poder aquisitivo
Proposta tenta incentivar as exportações no país; especialista afirma que projeto é importante, mas ainda imaturo
Procurador diz que, após apreensão de provas como áudios, foi detectado indício de vazamento da operação
Ativos baseados em valores aumentam o entusiasmo delas