Pesquisa Genial/Quaest: Lula mantém liderança; Bolsonaro segue no mesmo patamar

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) reitera a liderança de Lula e a polarização com Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança da corrida presidencial deste ano, com 46% das intenções de voto – dois pontos a mais que um mês atrás -, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue no mesmo patamar em comparação ao último levantamento, com 29%, mostra pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira, 11.

No cenário analisado com todos os pré-candidatos, no qual é apresentada uma lista de nomes para a escolha do entrevistado, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 7%. Ele é seguido por João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3%, Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) com 1% e Luciano Bivar (União Brasil), que não pontuou.

No cenário sem Tebet, Janones ou D’Ávila, Lula oscilou de 45% para 46% das intenções de voto, e Bolsonaro se manteve em 31%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.

No levantamento espontâneo, quando não são oferecidas opções de nomes ao entrevistado, Lula aparece com 28% das intenções de voto e Bolsonaro com 22%.

Os que dizem que irão votar em branco, nulo ou não irão votar somam 6% e os indecisos somam 3%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e ela foi feita com duas mil pessoas entre os dias 5 e 8 deste mês.

Nas projeções de segundo turno, se a eleição fosse realizada hoje, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 34%. No quesito rejeição, Doria e Bolsonaro lideram, empatados em 59%, seguidos de Ciro Gomes com 55% e Lula com 43%.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 a 8 de maio. A coleta dos dados foi realizada de modo presencial.

Intenção de votos por região

O ex-presidente Lula vence as eleições em quatro regiões do país nas eleições deste ano, menos no Centro Oeste, de acordo com dados da pesquisa Genial/Quaest.

Conforme o levantamento, se o primeiro turno fosse hoje, Lula teria 62% dos votos no Nordeste, contra apenas 20% de Bolsonaro. No Sudeste, o placar passa para  43% a 29% a favor do petista.

No Sul, um dos principais redutos bolsonaristas, Lula ampliou vantagem e vence Bolsonaro com o placar de 40% a 35%, e, no Norte, onde a margem está mais apertada, a vitória do ex-presidente é de 36% contra 34%. Já no Centro Oeste, Bolsonaro tem 48% dos votos, contra 32% de Lula.

Repercussão

Veja como alguns veículos destacaram os resultados da pesquisa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01603/2022.