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Pizza de calabresa com ou sem muçarela? Uma delas cai melhor no bolso
A grande polêmica no Twitter nesta segunda-feira (25) diz respeito à receita da pizza de calabresa.
O usuário @latinboy420 (que se identifica apenas como Asafe) viralizou depois de postar, na noite de sábado (23), uma conversa com uma pizzaria paulistana que havia entregado sua pizza de calabresa só com calabresa e cebola. Fluminense, Asafe ficou frustrado, pois esperava que tivesse também muçarela.
Centenas de respostas ao post dizem que a pizza de calabresa sem queijo só existe em São Paulo, diferente do restante do país. Gosto é gosto, mas, se for para analisar sob a perspectiva de preço, o bolso dos paulistas está mais tranquilo.
Segundo a pesquisa de preços feita semanalmente pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) na cidade de São Paulo, o preço da linguiça (todos os tipos) subiu 10,16% neste ano, acumulando um aumento de 15,81% em 12 meses. Já a muçarela avançou o dobro no ano: 21,13%Em 12 meses, subiu 21,68%.
Com muçarela ou sem: preços dos ingredientes de pizzas em São Paulo
O leite, principal ingrediente do queijo, disparou 40,75% na capital paulista em 2022, mas em 12 meses a elevação é um pouco menor: 36,63%. Mesmo assim, um percentual assustador para o consumidor.
São vários fatores que explicam essa alta. Um é a sazonalidade, já que normalmente o período de julho a setembro é de entressafra para a produção de leite, especialmente na região Sudeste. Como a oferta é menor, os preços do alimento sobem. Além disso, o custo da produção aumentou bastante. Uma seca nas regiões produtoras prejudicou as pastagens, e, com menos capim disponível, os fazendeiros tiveram que aumentar o fornecimento de ração para o gado – a qual tem como base a soja e o milho. Esses grãos tiveram forte alta neste ano por causa do aumento da demanda internacional. Também pesam as despesas com o transporte do leite, porque o combustível subiu muito.
Já a carne de porco foi a que menos subiu entre todas as proteínas animais. Os produtores andam sofrendo com as mesmas pressões de custos, porém não têm conseguido repassar para os clientes. As previsões de exportações da carne suína para este ano não se concretizaram, e os criadores precisaram vender mais no mercado doméstico. Com o aumento da oferta, o preço está mais baixo.
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