- Home
- Mercado financeiro
- Dólar
- Mercado hoje: Ibovespa fecha em alta com ajuda de Petrobras e Itaú; dólar fecha estável
Mercado hoje: Ibovespa fecha em alta com ajuda de Petrobras e Itaú; dólar fecha estável
O Ibovespa fechou em alta de 1,97%, aos 109.951 pontos (pós-ajuste). O dólar, que havia virado para alta no começo da tarde, passava a cair novamente na reta final da sessão. A moeda americana fechou estável em R$ 5,19.
O Ibovespa, que já operava em alta desde os primeiros negócios desta quarta-feira (8), acelerou os ganhos após declarações conciliatórias do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Depois da intensa artilharia do presidente Lula, Padilha afirmou que o governo não discute acabar com a independência do Banco Central ou rever as metas de inflação do país. Ele ainda rechaçou haver fritura sobre Roberto Campos Neto.
Antes da ‘bandeira branca’ estendida por Padilha, a bolsa brasileira já apresentava firme alta, sustentada pelas ações do setor financeiro, especialmente do Itaú (+7%). O balanço banco, que apontou um lucro líquido recorrente de R$ 30,8 bilhões no ano de 2022, o maior da história, foi bem recebido pelo mercado
Subiam na sessão Bradesco (3,85%), BTG Pactual (4,43%), Santander Brasil (3,91%) e Banco do Brasil (2,34%).
No lado azul, entre os destaques, também figuravam os papéis preferenciais da Petrobras (1,52%) e Magazine Luiza (3,21).
Dólar
O dólar fechou estável ante o real nesta quarta-feira. O câmbio operou em alta moderada durante boa parte do pregão, acompanhando o movimento da moeda americana contra divisas emergentes no exterior. No entanto, o movimento perdeu força ao longo do dia.
Na parte da tarde, a sinalização do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de que o governo não pretende rever a autonomia do Banco Central (BC) ajudou no enfraquecimento da divisa.
O índice DXY, que mede o comportamento do dólar contra uma cesta de moedas fortes, caía 0,01%, aos 103,42 pontos, por volta de 17h, no horário de Brasília.
Leia a seguir