- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Entenda por que brincadeira de Musk sobre comprar Manchester United pode ser ruim para investidor da Tesla
Entenda por que brincadeira de Musk sobre comprar Manchester United pode ser ruim para investidor da Tesla
Elon Musk disse no Twitter na noite de terça-feira que estava comprando o icônico clube de futebol britânico Manchester United. Mais tarde, ele disse que estava brincando. Mas goste ou não, a mensagem é outra coisa para os investidores da Tesla se preocuparem.
Para começar, “Tesla é Elon Musk”, como o analista da Roth Capital, Craig Irwin, disse em abril, ao discutir qualquer impacto potencial nas ações da Tesla decorrente da potencial compra do Twitter por Musk. Qualquer coisa que afete Musk afeta as ações da Tesla.
Afinal, é difícil imaginar outra pessoa comandando a Tesla. A questão surgiu na reunião anual de acionistas da Tesla em agosto, quando Gary Black, cofundador do Future Fund Active, perguntou a Musk sobre a sucessão de gestão à luz de sua oferta no Twitter. “Pretendo ficar com a Tesla enquanto puder ser útil”, respondeu Musk.
Ainda assim, se Musk for forçado a comprar o Twitter pelos tribunais – o Twitter está processando para fechar o acordo em seus termos originais – ele administraria ou seria dono da Tesla, SpaceX, The Boring Company, Neuralink e Twitter.
Ele não vai comprar o Manchester United. Musk escreveu no Twitter: “Não, isso é uma piada de longa data no Twitter. Não estou comprando nenhum time esportivo”.
Mas essas coisas podem roubar parte do tempo de Musk ou criar distrações que podem se tornar eventos no nível do investidor. Há também a questão de que o Manchester United ser uma empresa de capital aberto. Se essa ação se mover, será importante para os reguladores. Musk, afinal, tem mais de 100 milhões de seguidores no Twitter. Sua mensagem sobre o Manchester United gerou mais de 25 mil comentários cerca de três horas depois de ser postado. Os olhos coletivos do mercado estarão focados nas ações do Manchester United hoje, bem como na conta de Musk no Twitter em busca de mais esclarecimentos.
As ações do Manchester United não estavam sendo negociadas depois do expediente nas bolsas dos Estados Unidos. A mensagem no Twiiter chegou tarde demais para isso. A Tesla também permaneceu inalterada nas negociações após o expediente. As ações caíram 0,9% no pregão de ontem, enquanto o S&P 500 ganhou 0,2%.
Mas, por outro lado, uma compra do Manchester United não seria uma má notícia. Os touros da Tesla, sempre procurando um lado bom, encontraram um em uma potencial compra do Manchester United. A equipe é uma franquia incrivelmente popular. Todos aqueles torcedores do Manchester United podem ser potenciais clientes da Tesla. Os investidores da Tesla precisam se aprofundar nos comentários do Twitter para aprender sobre essa ideia, mas ela foi proposta.
Essa é uma visão otimista. Outra ideia otimista é que talvez a mensagem não afete as ações da Tesla. Musk, Tesla e Manchester United não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
Uma certeza é que Musk pode se dar ao luxo de comprar o clube se ele realmente quiser. O Manchester United tem valor de mercado de cerca de US$ 2,1 bilhões. Musk vale mais de US$ 260 bilhões. A saída de dinheiro pessoal de Musk realmente não é o ponto. Para os investidores da Tesla, descobrir exatamente como rastrear e entender o diretor-presidente de sua empresa é.
Leia a seguir