- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas da Europa fecham mistas em clima de espera pelo Fed
Bolsas da Europa fecham mistas em clima de espera pelo Fed
As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta segunda-feira (19), com os investidores à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), que deve começar amanhã e terminar na quarta (21).
Os investidores esperam para ver se o banco central americano vai aplicar um aperto monetário mais agressivo. Além disso, os mercados aguardam outras reuniões de bancos centrais importantes ao longo da semana.
Após ajustes, o Stoxx Europe 600 fechou em queda de 0,09%, a 407,87 pontos.
O DAX, índice de referência da bolsa de Frankfurt, subiu 0,49%, a 12.803,24 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, recuou 0,26%, a 6.061,59 pontos.
Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,13%, a 22.140,73 pontos, e o Ibex 35, de Madri, avançou 0,11%, a 7.993,20 pontos.
de reuniões de bancos centrais”, de acordo com analistas do Danske Bank, em nota.
O dado de inflação ao consumidor da semana passada – que veio mais forte do que o esperado – confirmou para os investidores que o Fed deve elevar a meta da sua taxa de juros de referência em 0,75 ponto percentual, o que tem pressionado os mercados acionários globais nos últimos dias. Mas não é só a decisão do Fed que pesa sobre os mercados europeus.
Além do Fed
“Esta semana não se trata apenas do Fed, mas também de uma série de bancos centrais, que estão amplamente considerando a possibilidade de altas de juros maiores É difícil comprar ações com este cenário, além da pressão inflacionária persistente, a fraqueza do crescimento econômico global e as perspectivas reduzidas de lucros corporativos”, diz Edward Moya, analista sênior de mercados da Oanda, em nota.
Além do BC americano, as autoridades monetárias do Reino Unido, Noruega, Suíça e Japão divulgam as suas decisões de juros na quinta-feira, dia seguinte à decisão do Fed. No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC divulga a sua decisão de juros na noite de quarta-feira, após o Fed.
Recorte setorial
No recorte setorial, os segmentos do Stoxx 600 fecharam a sessão sem direção única. As ações do setor químico subiram 0,76%, seguidas por alta de 0,74% das ações das automobilísticas europeias, enquanto as ações de turismo e lazer lideraram as perdas, com queda de 0,67%. O setor bancário, de maior peso no índice pan-europeu, recuou 0,16% na sessão.
Leia a seguir