- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas NY: Ações tiveram um início de ano estelar com índices registrando fortes ganhos em janeiro
Bolsas NY: Ações tiveram um início de ano estelar com índices registrando fortes ganhos em janeiro
As bolsas de Nova York fecharam em alta forte hoje enquanto investidores aguardam pela decisão monetária de amanhã do Federal Reserve (Fed). O mercado reagiu a balanços do quarto trimestre e dados que reforçaram a tendência de queda na inflação e atividade dos EUA.
O índice Dow Jones subiu 1,09%, a 34.086,040 pontos, o S&P 500 teve alta de 1,46%, a 4.076,60 pontos, e o Nasdaq fechou em alta de 1,67%, a 11.584,55 pontos. Em janeiro, os índices acumularam ganhos de 2,83%, 6,18% e 10,68%, respectivamente.
O mercado tem como certa a alta de 0,25 ponto percentual (p.p.) do Fed amanhã, à faixa de 4,5% a 4,75%, e aguarda por sinalizações sobre os movimentos dos próximos meses.
Decisão do Fed no radar
A expectativa da maioria dos economistas é de que o BC mantenha tom agressivo contra os preços, sem acenar para o término do ciclo de aperto monetário, ainda que ele pareça estar próximo.
Os analistas Oliver Allen, Adam Hoyes e Harry Chambers, da Capital Economics, esperam que o mercado de ações americano tenha desempenho pior do que outros ativos ao fim do aperto monetário do Fed, puxada pela desaceleração da economia. Segundo eles, tal movimento é o mais comum em períodos de fim da alta de juros nos EUA.
Hoje, Wall Street acompanhou indicadores que mostraram nova desaceleração nos custos de trabalho e moradias nos EUA. O índice de custo de emprego no quarto trimestre subiu 1% ante o terceiro, abaixo do previsto e do resultado do trimestre anterior. Já os preços de moradias baixaram 0,6% entre outubro e novembro.
Para ian Shepherdson, economista-chefe para EUA da Pantheon Macroeconomics, o dado do custo de empregos exclui a possibilidade de uma espiral inflacionária por meio de salários e reduz a necessidade por mais altas de juros pelo Fed. Após a alta de 0,25 p.p. amanhã, o analista não espera mais elevações adiante.
Na seara corporativa, investidores digeriram bem os resultados do quarto trimestre de International Paper e General Motors, e as ações das empresas dispararam 10,66% e 8,34%, respectivamente. Já os papéis da ExxonMobil se recuperaram ao longo do dia e subiram 2,15%, também após balanço.
Por fim, o McDonald’s informou lucro e receita acima do esperado, mas reforçou alerta sobre o impacto da inflação sobre as vendas em 2023, e a ação da companhia terminou com perdas de 1,26%.
Leia a seguir