- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas da Ásia fecham em alta após reunião do Fed; Hong Kong é exceção
Bolsas da Ásia fecham em alta após reunião do Fed; Hong Kong é exceção
As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira, repercutindo a decisão do Federal Reserve (Fed) de reduzir os aumentos das taxas de juros para 0,25 ponto percentual, assim como o tom mais “dovish” do presidente do Fed, Jerome Powell, na coletiva de imprensa. O setor de tecnologia se destacou durante a sessão, em linha com os mercados futuros de Wall Street durante a madrugada. A única exceção foi o índice Hang Seng, em Hong Kong, que fechou em queda após a divulgação de diversos balanços.
Em Tóquio, o índice Nikkei fechou com valorização de 0,20%, a 27.402,05 pontos, com as ações do setor de tecnologia liderando os ganhos depois que o Fed reduziu o ritmo dos apertos monetário na terça-feira.
A Hitachi subiu 4,5%, a Ibiden teve alta de 2,5% e a Shibaura Mechatronics registrou valorização de 1,4%. A Mitsubishi Electric subiu 2,7% depois que seu lucro líquido no terceiro trimestre superou os 54,36 bilhões de ienes esperados em uma pesquisa com analistas da S&P Global Market Intelligence.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou a sessão com alta de 0,78%, a 2.468,88 pontos, com as ações do setor de semicondutores e o segmento de cosméticos liderando os ganhos. A bolsa foi impulsionada pelo rali do setor de tecnologia durante a madrugada nos mercados futuros de Wall Street, repercutindo a diminuição do ritmo de aumentos do Fed.
A fabricante de cosméticos Amorepacific Corp. saltou 6,8% depois de divulgar lucros acima do consenso no quarto trimestre, e sua controladora Amorepacific Group subiu 8,7%. Os gigantes da plataforma de Internet Naver e Kakao Corp. avançaram 2,9% e 3,7%, respectivamente.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou a sessão em retração de 0,52%, a 21.958,36 pontos, recuando dos ganhos iniciais que ocorreram após os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, de que a inflação começou a diminuir. Os investidores provavelmente olharão para a próxima temporada de balanços em busca de mais pistas. Os declínios incluíram Country Garden Services, queda de 6,0%, Xinyi Solar, queda de 4,2%, e Geely Automobile, retração de 3,3%.
Na China continental, o índice Xangai Composto fechou com leve valorização de 0,02%, a 3.285,6705 pontos, com a decisão do banco central americano impulsionando os ativos de risco durante a noite.
Apesar das ações terminarem em uma nota predominantemente pessimista, Stephen Innes, analista da SPI Asset Management, aponta que os investidores continuam otimistas em relação ao mercado chinês no longo prazo. Ele avalia que o rali recente ainda pode ser impulsionado.
Empresas do setor imobiliário e de consumo estavam entre as companhias que fecharam a sessão em queda. A Citic Securities caiu 3,0% e Midea Group terminou com queda de 2,8%.
Leia a seguir