A Microsoft anunciou nesta terça-feira a compra da Activision Blizzard, uma das mais tradicionais empresas dos games, e também seus estúdios, responsáveis por marcas como Call of Duty, Diablo, Overwatch, World of Warcraft, Guitar Hero, entre outros. A negociação foi fechada por US$ 68,7 bilhões em dinheiro, o maior negócio no setor tornando a fabricante do Xbox a terceira maior empresa de games em receita.
A oferta da Microsoft de US$ 95 por ação tem um prêmio de 45% em relação ao fechamento da Activision na sexta-feira. As ações da Activision subiram quase 38%, a US$ 65,39, nas negociações de pré-mercado antes de serem interrompidas com a divulgação do negócio.
Já as ações da Microsoft caíram mais de 2% após o anúncio. Esta seria a maior aquisição da Microsoft até o momento, seguida pela compra do LinkedIn, em 2016, por US$ 26,2 bilhões, segundo o The Wall Street Journal.
“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em comunicado.
A biblioteca de jogos da Activision, como “Call of Duty” e “Overwatch”, também dá à plataforma de jogos Xbox, da Microsoft, uma vantagem sobre o PlayStation, da Sony, que há anos desfruta de um fluxo mais constante de jogos exclusivos.
A demanda por videogames aumentou durante a pandemia, à medida que os consumidores presos em casa buscavam mais jogos para se divertir.
Na semana passada, a editora de videogames rival Take-Two Interactive comprou a Zynga, criadora de “FarmVille”, em um acordo de US$ 11 bilhões em dinheiro e ações, marcando uma das maiores aquisições do setor de todos os tempos.