Alphabet (GOGL34): Receita de publicidade do Google soma US$ 59 bi no 4º tri, queda de 3,5% em base anual
O resultado ficou abaixo dos US$ 60,4 bilhões esperados, de acordo com a estimativa consensual de analistas consultados pela FactSet
A receita de publicidade do Google totalizou US$ 59 bilhões no quarto trimestre de 2022, um queda de 3,5% em relação ao reportado no mesmo período do ano anterior. O resultado ficou abaixo dos US$ 60,4 bilhões esperados, de acordo com a estimativa consensual de analistas consultados pela FactSet.
Desse total, os anúncios no YouTube alcançaram US$ 7,9 bilhões, recuo de 7,7% na mesma base comparativa. Já o faturamento do site de pesquisas foi de US$ 42,6 bilhões, queda anual de 1,6%.
O serviço de computação em nuvem Google Cloud, por outro lado, cresceu 32% em relação ao reportado no mesmo intervalo de 2021, atingindo receita de US$ 7,3 bilhões.
“Temos um trabalho significativo em andamento para melhorar todos os aspectos de nossa estrutura de custos, em apoio aos nossos investimentos em nossas maiores prioridades de crescimento para proporcionar crescimento lucrativo e de longo prazo”, disse a diretora financeira da Alphabet no relatório de resultados.
A empresa destaca ainda que, em janeiro de 2023, anunciou um corte de aproximadamente 12 mil pessoas em sua força de trabalho e que está tomando medidas para otimizar os escritórios globais.
“Esperamos incorrer em indenizações de funcionários e encargos relacionados de US$ 1,9 bilhão a US$ 2,3 bilhões, a maioria dos quais será reconhecida no primeiro trimestre de 2023”, afirmou a empresa.
Como resultado, a companhia está sujeita a custos de saída relacionados a reduções de espaço de escritório de aproximadamente US$ 0,5 bilhão no primeiro trimestre de 2023 e que pode incorrer em cobranças adicionais no futuro, conforme avalia melhor as necessidades imobiliárias.
Leia a seguir