- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Inflação dos EUA supera estimativas e acende preocupação com juros
Inflação dos EUA supera estimativas e acende preocupação com juros
O Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos registrou inflação de 0,4% em setembro ante agosto, segundo o Departamento do Trabalho informou na manhã desta quinta-feira (13). A projeção dos analistas era de uma alta mensal de 0,3%, o que significaria uma aceleração ante o 0,1% de agosto, mas não tão pronuniciada como a que de fato houve. O acumulado em 12 meses passou de 8,3% em agosto para 8,2% no mês passado, quando a estimativa era de caísse para 8,1%.
Com esse índice, aumentam as apostas de que o Fed (Federal Reserve, banco central americano) continuará aumentando os juros da economia americana.
Na quarta (12), o banco divulgou a ata da última reunião do seu comitê de política monetária, em 20 e 21 de setembro, quando a taxa básica de juros sofreu a terceira elevação de 0,75 ponto percentual seguida, atingindo o intervalo de 3%-3,25%. No documento, a autoridade monetária americana disse que pretende continuar elevando os juros, mesmo que isso signifique esfriar o mercado de trabalho. Afirmou ainda que alguns de seus membros estão prevendo a necessidade de ser ainda mais duro nas próximas reuniões, enquanto outros alertam para o perigo de exagerar na dose e jogar o país numa recessão profunda.
Também saiu o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de setembro. Ficou em 0,4% ante agosto, enquanto os especialistas tinham uma previsão de 0,2%. É mais um argumento a favor de continuar aumentando a taxa básica com firmeza.
Por que importa?
A inflação é o principal indicador considerado pelo Fed na hora de decidir sua estratégia de política monetária, que também tem a meta de preservar o mercado de trabalho. No entanto, com os índices de preços persistentemente perto do maior patamar em 30 anos, o emprego deve passar ao segundo plano. O CPI mais alto do que o previsto deve fazer aumentar as previsões de um aumento de taxa de juros de 1 ponto percentual na próxima reunião do comitê, no início de novembro.
Como afeta os investimentos?
A elevação da taxa básica de juros torna as aplicações em renda fixa mais atraentes, enquanto desencoraja o investimento em renda variável, como as ações negociadas em Bolsa de Valores.
Agenda do dia
- 9h30 – EUA: Índice de preços ao consumidor (setembro)
- 9h30 – EUA: Pedidos de seguro-desemprego (semanal)
- 12h – EUA: Estoque de petróleo bruto
- 22h30 – China: Índice de preços ao consumidor (setembro)
Leia a seguir