Economistas apontam perspectiva de PIB mais forte no curto prazo, mas desaceleração à frente
Quanto ao cenário inflacionário, a maioria projeta o IPCA entre 8% e 9% neste ano

Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
Na segunda reunião privada do dia entre economistas do mercado financeiro e diretores do Banco Central, nessa segunda-feira (23), para a elaboração do Relatório de Inflação (RI) de junho, a maioria dos participantes se mostrou um pouco mais construtiva com o cenário de atividade econômica no curto prazo, embora mais desafiador no segundo semestre.
Enquanto alguns esperam crescimento forte na primeira metade do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) deve desacelerar na segunda metade e ir a zero ou ao campo negativo. O resultado é semelhante ao dos analistas que participaram da primeira reunião, mais cedo.
Entre os cenários divulgados, a maioria espera que o PIB fique entre 1% e 1,5% neste ano, com perspectiva de desaceleração em 2023, devido ao carrego mais fraco à frente e aos efeitos da política monetária restritiva. Quanto ao cenário inflacionário, a maioria projeta o IPCA entre 8% e 9% neste ano e uma inflação acima de 4% no próximo ano.
As reuniões trimestrais do BC com economistas do mercado financeiro são usadas pela autoridade monetária com a intenção de coletar informações e percepções sobre a conjuntura econômica para ajudar na elaboração do Relatório de Inflação. O próximo documento será divulgado em 23 de junho.
Outros casos de suspeita de corrupção e de interferência na PF envolvendo o presidente não avançaram na Justiça, diz Felipe Recondo, do JOTA
Diesel sobe pela terceira semana seguida. Gasolina inverteu movimento de queda e teve nova alta
Plataforma vai triplicar receita publicitária este ano, para US$ 12 bi e ainda amplia ganho de tiktokers, avança em games e e-commerce
Você está se sentindo aflita com tanta instabilidade na economia? Nina Silva explica o que fazer em momentos tão tensos
Telefonema do ex-ministro da Educação foi interceptado pela Polícia Federal
Moeda americana opera sem uma tendência definida
Indicador da FGV mostrou uma melhora da confiança entre as faixas de maior poder aquisitivo
Proposta tenta incentivar as exportações no país; especialista afirma que projeto é importante, mas ainda imaturo
Procurador diz que, após apreensão de provas como áudios, foi detectado indício de vazamento da operação
Ativos baseados em valores aumentam o entusiasmo delas
O Manhã Inteligente de sexta (24) está disponível sob demanda por aqui na IF, LinkedIn e YouTube