Quando a gente começa a investir nosso rico dinheirinho é bastante comum iniciarmos pelos produtos menos agressivos. Afinal de contas, ainda temos aquele receio de perder parte do patrimônio.
Então, conforme o tempo vai passando, alguns investidores decidem tomar atitudes mais ousadas. Ou seja, buscam produtos com mais volatilidades, como é o caso das ações.
Por isso, é importante saber que investir em ações requer uma certa dedicação.
Portanto, para falar sobre esse assunto, Victor Natal, estrategista de ações do Research para Pessoa Física do Itaú BBA, faz uma comparação entre um dentista e o profissional que trabalha com investimentos.
“Quando você tem uma dor de dente e precisa fazer algum procedimento em sua boca, você procura um dentista profissional e não o seu amigo que vai no Twitter para te dizer o que fazer com esse sintoma, certo? Com investimentos em ações é a mesma coisa”, explica.
Investir em ações com ajuda de um especialista
Dessa forma, para Natal, a busca de um profissional da área financeira pode contribuir para evitar que os investidores criem traumas referentes ao sobe e desce das ações.
“Afinal de contas, quando entramos num momento errado em um setor, a gente faz investimentos que vão deixar as suas marcas e vão fazer a gente reforçar esse viés psicológico de que existem setores bons e ruins. E isso não é verdade. Todos os setores têm seus momentos de performar bem e mal”, analisa o especialista.
E para sabermos disso, é necessário estar inserido nesse universo o tempo todo. “Precisa ser profissional e deixar essa questão emocional de lado”, conclui Natal.
Então, meu querido leitor e minha querida leitora, se você não possui muito tempo para estudar sobre o mercado de ações e quer evitar qualquer tipo de imprevisto, já sabe: procure a ajuda de um especialista.
Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta no cenário econômico e ainda ter dicas sobre finanças? Então não perca o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, agora em novo horário: às 8h30.