Cinco passos para entrar na bolsa de valores
O que você precisa saber antes de entrar na Bolsa de Valores? Nosso vídeo de Passo a Passo explica tudo o que você precisa saber antes de investir
O que você deve fazer para entrar na bolsa de valores? O que precisa saber antes de começar?
Para entrar na bolsa, o primeiro passo é estudar. Felizmente, hoje já existem muitos materiais sobre investimentos e você não vai precisar ficar desvendando gráfico de cada ativo sozinho. Dá para optar pelo método clássico de abrir um bom livro.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Também é bacana buscar cursos. A própria B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil, tem alguns gratuitos no site! Sem esquecer de estudar também as empresas em que você quer investir. Vale até seguir traders ou influenciadores que debatem economia, como a Nina Silva, para o tema ficar sempre presente, seja em live, vídeo ou stories. Quando estiver entendendo melhor os conceitos, sabendo responder o que são FIIs, Ações de Crescimento, Ações de Dividendos, ETFs e Fundos de Ações sem precisar de cola, você pode simular seus investimentos em uma conta demo antes de entrar na bolsa.
Entenda seu perfil de investidor antes de entrar na bolsa
O próximo passo é: abrir uma conta para investir. Aqui você fica livre para ver qual corretora ou banco prefere. Pesquise se existem taxas de correção, assessoria caso necessário e vá na que se sentir confortável ao entrar na bolsa. O processo é parecido ao de abrir uma conta-corrente. É preciso ter um banco de investimentos porque é ele que faz a ponte entre você e a bolsa de valores, através do home broker, o sistema onde é possível negociar seus ativos online.
Em seguida, faça uma lista para entender dos seus valores. Aqui, a ideia é entender seu perfil de investidor: conservador, que não gosta de correr risco, moderado, que está no meio do caminho, ou arrojado, que topa um risco. O mais conservador costuma estar na turma do Tesouro Direto, o mais arrojado da renda variável.
Quer saber quais são os próximos passos para entrar na bolsa de valores e começar a investir? Veja o vídeo e aprenda!