Empresas que recompram as próprias ações: o que você precisa saber antes de decidir o que fazer com o papel?

Neste ano, 21 companhias anunciaram que estão tirando seus papéis do mercado

Ações de varejo são valorizadas com a queda da inflação - Ilustração: Renata Miwa
Ações de varejo são valorizadas com a queda da inflação - Ilustração: Renata Miwa

Entre janeiro e junho, 21 empresas anunciaram ao mercado acionário que estão recomprando seus papéis. Desde o início do ano, 57 companhias fizeram o movimento, e isso equivale a mais da metade do apurado em 2021, quando 108 empresas realizaram Oferta Pública de Aquisição (OPA).

O que é OPA?

A OPA é o processo pelo qual uma empresa passa quando quer tirar suas ações da Bolsa de Valores. Quando uma companhia faz uma OPA, ela deixa de ser uma empresa de capital aberto e de ser negociada no mercado de ações. Ela acontece quando uma empresa deseja fazer o fechamento do capital parcial ou totalmente. 

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Mas afinal, por que uma empresa adota essa estratégia? Até porque, abrir capital exige um investimento bastante alto. Mas a resposta é simples: porque a empresa está vendo que as ações estão descontadas, ou seja, baratas. “Então ela compra abaixo do valor que o mercado estava pagando. É uma maneira de as empresas diminuírem o custo de capital. Toda empresa analisa quanto custa deixar suas ações no mercado e o valor dessa dívida. Se não vale a pena, ela muda de estratégia”, afirma Caio Camargo, especialista em investimentos do Itaú Unibanco.

Recompra de ações vem acontecendo em toda América Latina

A recompra é mais comum nos EUA, mas vem acontecendo em toda América Latina. “Pela ótica do investidor, é uma redução do custo de capital que pode melhorar os indicadores da companhia. É um bom indicativo das empresas porque é uma correção de curto prazo”, disse Caio.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS