Quais são as melhores ações para a sua aposentadoria? Veja as recomendações dos especialistas

Veja as melhores ações para ter em uma carteira de longo prazo e saiba o que evitar

Para se aposentar, o recomendável é evitar ações de cunho muito especulativo. (Imagem: Unsplash)
Para se aposentar, o recomendável é evitar ações de cunho muito especulativo. (Imagem: Unsplash)

Montar uma carteira de investimentos para a aposentadoria significa pensar no longo prazo – e se engana quem pensa que existem boas oportunidades apenas nos planos de previdência privada. É aí que entram as ações para se aposentar.

“Investir em empresas de qualidade, com longo histórico operacional e boas pagadoras de dividendos não é apenas uma boa estratégia para construir um patrimônio relevante no longo prazo, mas também uma forma de agregar renda passiva para complementar a aposentadoria quando chegar a hora”, ressalta Ruy Hungria, analista da Empiricus Research. 

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Antes de tudo, o especialista afirma que não é preciso ter um patrimônio relevante logo no começo. Os dividendos também não serão tão expressivos nessa fase.

“Se o investidor for disciplinado e aplicar mensalmente ou até mesmo semestralmente ao longo de muitos anos, ele provavelmente chegará na aposentadoria com uma quantia relevante”, explica. 

Últimas em Renda variável

O analista alerta: para esse objetivo, o recomendável é evitar ações muito especulativas, de empresas sem um balanço sólido ou que estejam inseridas em setores extremamente cíclicos. Se quer expandir e investir em ações americanas, mostramos três bons papéis para ter na carteira.

Então, confira agora a seleção de ações para se aposentar, segundo especialistas consultados pela Inteligência Financeira

As melhores ações para se aposentar

Itaú Unibanco (ITUB4

De acordo com Ruy, o banco tem um balanço sólido e uma gestão que tem se provado bastante eficiente. Uma boa opção para uma carteira de longo prazo. “O banco também tem múltiplos bem interessantes considerando a sua qualidade e seu histórico operacional”, explica.

BB Seguridade (BBSE3

Outra empresa destacada pelo analista é a BB Seguridade. De acordo com Ruy, além de estar barata e pagar bons dividendos, a empresa tem um histórico de execução competente. “Ela está inserida no negócio de seguros, que não tem muita volatilidade e consegue atravessar períodos difíceis com bons resultados”, ressalta. 

Cemig (CMIG4

De acordo com Marcelo Boragini, sócio e especialista em renda variável da Davos Investimentos, a empresa do setor elétrico é uma boa opção para ter em uma carteira para se aposentar. “A empresa pode ser privatizada, o que seria ótimo para os investidores”, ressalta. 

Entre as vantagens competitivas da companhia, Marcelo cita a atuação integrada nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e comercialização e as receitas previsíveis e diversificadas. “Além disso, a empresa é líder de mercado no setor de distribuição e comercialização”, diz.

Vivo (VIVT3

Na visão de Pedro Canto, analista CNPI da CM Capital, a empresa de telecomunicação tem um histórico favorável e é boa pagadora de dividendos, com uma demanda de serviços resiliente. “É uma boa companhia para compor uma carteira de ações para se aposentar. Ela está com algumas métricas interessantes – como o dividend yield, pagando uma média de 6,23%”, explica.  

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS