Quer entrar na Bolsa com pouco dinheiro? Confira quais são as ações para iniciantes

Te mostro uma opção para investir em ações e equilibrar os riscos.

Foto: Leticia Silva
Foto: Leticia Silva

Se você quer investir em ações, mas não tem tanta experiência e grana, trago uma boa notícia: dá para começar aos poucos, com opções que facilitam esse processo. Te mostro qual é um produto interessante de entender quando o assunto são opções de ações para iniciantes.

Mas já aviso aqui logo de início: todos os produtos que eu vou falar abaixo são para investidores com o perfil arrojado/agressivo. Se você é conservador ou moderado, melhor optar por outro caminho.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para quem é iniciante em ações: ETFs

Uma delas é o ETF. Essa é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund. Também são conhecidos como fundos de índice, já que replicam o desempenho de índices como Ibovespa e Nasdaq.

Um ETF funciona assim: em vez de selecionar apenas uma ação, você investe para levar uma cesta de ativos. Por refletir um determinado índice, não é um gestor quem decide quais ativos entram ou saem da carteira. Ou seja, a gestão de um ETF é passiva.

ETFs por R$ 100

Um exemplo de ETF que cabe no bolso é o BOVV11. Ele investe em 80 das maiores empresas do Brasil e custa a partir de R$ 100.

Uma das grandes vantagens desse tipo de investimento é a diversificação. Te explico: se uma das empresas quebrar, você ainda terá 79 companhias para equilibrar e diminuir os riscos.

O ETF tem um custo menor comparado a outros tipos de fundos, que cobram taxas de administração e performance, além de ter um mecanismo fácil de compra e venda de cotas.

Por outro lado, por ser um investimento de renda variável, as cotas oscilam e não é possível saber antecipadamente o retorno.

Um universo bem amplo

O universo dos ETFs é tão grande que hoje existe até mesmo um fundo que mede… a felicidade.

No ano passado, a gestora americana Harbor Capital Advisors lançou o Harbor Corporate Culture Leaders. O ticker de negociação HAPY remete à palavra em inglês “happy”, que significa feliz.

O ETF está atrelado ao “Human Capital Factor Unconstrained Index”, indicador que abrange de 70 a 100 companhias americanas com melhores índices de HCF (ou human capital fator), usado para medir o nível de motivação de uma empresa.

E aí, já pensou em investir na sua felicidade? Pois com ETFs é algo bem possível. Estude bem antes de começar a entrar neste mundo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em ETF


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS