Absolute Investimentos: ‘Em momentos instáveis, nós tivemos a habilidade de estar com as posições certas’
Absolute Investimentos: ‘Em momentos instáveis, nós tivemos a habilidade de estar com as posições certas’
Neste episódio do videocast No Mundo dos Fundos, Fabiano Rios e Tiago SantAnna falaram sobre a cultura corporativa, momentos de crise e como administrar a gestora que cuida de R$ 25 bi em ativos
Com quase 10 anos de atuação, a Absolute Investimentos, gestora de São Paulo, é o tipo de empresa que não pensa no imediatismo. Pelo contrário! Os sócios e fundadores Fabiano Rios e Tiago SantAnna prezam pelo equilíbrio e pensamento a longo prazo.
“E é essa nossa cultura que faz com que tenhamos uma rotatividade de colaboradores muito baixa. Então, (a Absolute Investimentos) acaba sendo um lugar onde as pessoas gostam de trabalhar, o ambiente é saudável, as regras são claras, não tem grandes oscilações de temperatura. E isso, em um ambiente que já é difícil, considero que seja uma grande vantagem”, conta Rios durante a entrevista para o videocast No Mundo dos Fundos.
Segredo da Absolute Investimentos para momentos instáveis
Sem dúvidas, trabalhar no cenário das finanças não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, a inconstância da economia nacional e mundial pode fazer qualquer um – profissional ou não – entrar em pânico.
Desse modo, a pergunta que fica é: como não se desesperar em tempos de incertezas?
“Em momentos como estes, a gente teve a habilidade de estar com as posições certas. Dificilmente essas coisas acontecem do dia para a noite. Portanto, parte do nosso trabalho é tentar identificar esses primeiros sinais, justamente para evitar que quando esse momento de desespero do mercado chegar, a gente ou não tenha posição ou esteja na posição certa”, explica Rios.
Claro que para isto é preciso ter bastante experiência. E de acordo com o sócio, esta é a vantagem da Absolute. “Afinal de contas, quando se tem vivência, significa que você já passou por isso muitas vezes, o que ajuda muito a saber lidar com este tipo de situação”, afirma.
Administradores e gestores
E é com toda esta experiência na bagagem que, atualmente, a Absolute Investimentos cuida de R$ 25 bilhões em ativos de seus clientes. Para este trabalho, a empresa conta com 45 funcionários (17 deles são sócios), distribuídos da seguinte forma:
11 colaboradores são gestores diretos com risco alocados nos fundos;
17 estão na parte de análise (departamento econômico, analista de bolsa, corporativos);
17 estão em suporte comercial, compliance etc
Diante disso, então, de que forma os sócios organizam a gestão da empresa? Ou seja, eles são gestores dos fundos e também administradores da empresa, ou tem pessoas só responsáveis pela parte administrativa?
“Aqui, a gente teve um grande atrativo: todos os sócios fundadores já tinham passado por Asset independente antes. Então, a gente montou a empresa com o foco em evitar diversos erros que vimos no passado, e um deles foi segregar as atividades de gestão da empresa e gestão dos fundos. Portanto, eu sou o responsável dentro da empresa por tudo que não é gestão e o Fabiano é responsável por tudo que é gestão”, esclarece Tiago SantAnna durante a entrevista.
E o papo não ficou por aí. Os sócios da Absolute também falaram sobre diversos outros assuntos que você confere no nosso videocast.
Além disso, para conferir todos os episódios de No Mundo dos Fundos, é só clicar aqui.