- Home
- Onde investir
- Renda fixa
- Vale a pena investir em Tesouro IPCA? Saiba como analisar o papel
Vale a pena investir em Tesouro IPCA? Saiba como analisar o papel
Que tal unir dois assuntos em voga em um só investimento? Assim é o Tesouro IPCA, junção de um título público e inflação. Mas, para saber se vale a pena investir em Tesouro IPCA, o investidor deve primeiro se informar sobre o título. Isto é, saber suas características, em que circunstâncias se deve aportar na modalidade, sua rentabilidade. Assim, terá elementos para comparar diferentes aplicações e decidir qual mais se adequa às suas necessidades.
Andreas Serpa, sócio da Astra Capital, adianta que o Tesouro IPCA é especialmente recomendado para quem busca segurança e previsibilidade, com o benefício de uma proteção contra a inflação. “Para quem pensa em prazos mais longos, como aposentadoria ou formação de patrimônio, ele é uma excelente opção, que mantém o poder de compra ao longo do tempo”, diz. Mas vamos por partes.
O que é o Tesouro IPCA?
O Tesouro IPCA é um título público emitido pelo Tesouro Nacional, cuja rentabilidade é obtida pela soma do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vigente mais uma taxa de juros fixa.
“Esse título foi criado para oferecer uma alternativa de investimento que protege o poder de compra do investidor, já que acompanha o aumento dos preços no país”, diz Serpa.
Como funciona o Tesouro IPCA?
Em busca de entender se vale a pena investir em Tesouro IPCA, o investidor precisa ter claro o funcionamento do título. Isso porque, seu rendimento se dá por uma taxa fixa definida no momento da compra (cerca de 6,7% no fim de outubro de 2024) acrescida da variação anual do IPCA (4,42% em setembro de 2024).
Em resumo, diz Serpa, ao comprar um título Tesouro IPCA+ 6,7% ao ano, você garante que terá um retorno de 6,7% acima da inflação. Isso significa que seu poder de compra será preservado, e você ainda terá um ganho real ao longo do tempo.
Como saber se vale a pena investir em Tesouro IPCA??
A rentabilidade do ativo varia. Então, pode ser que valha a pena investir em Tesouro IPCA ou nem tanto. Atualmente, com a inflação sob controle e os juros em patamares elevados no Brasil, a modalidade tem oferecido boas oportunidades de rentabilidade real.
“Suponha que você compre um título Tesouro IPCA+ 2028 a uma taxa de 6% ao ano mais IPCA. Se a inflação ficar em torno de 4% ao ano, seu retorno bruto seria de 10% ao ano”, diz o executivo. “Esse tipo de rentabilidade é bastante interessante quando comparada a outros investimentos conservadores, além de proteger seu patrimônio contra a perda de poder de compra.”
Não obstante, como a inflação varia durante a vigência do título, trata-se de um ativo pós-fixado. Ou seja, o investidor só saberá sua lucratividade ao certo no vencimento do papel.
Pelo contrário, se desejar resgatar o dinheiro investido antes do prazo, fica sujeito ao processo de marcação a mercado. Em outras palavras, sua rentabilidade pode variar antes do vencimento a depender da oferta e demanda pelo ativo no mercado.
Como investir no Tesouro IPCA?
Investir no Tesouro IPCA é simples e acessível.
Segundo Serpa, é possível adquirir os títulos diretamente pelo site do Tesouro Direto ou através de uma corretora de valores. No momento da compra, você escolhe o título e a quantidade que deseja. O investimento mínimo é baixo, de cerca de R$ 30. Mas isso será só até o dia 18 de novembro. O Tesouro Nacional informou que a partir desta data não haverá mais um valor mínimo para investir.
Leia a seguir