Tesouro Selic é uma boa escolha para investidores conservadores?

Título do Tesouro Direto é citado como alternativa para o investidor que tradicionalmente opta pela poupança

Ter uma rentabilidade acima da poupança sem correr riscos é um dos grandes desejos de investidores conservadores. Mas saber em qual produto investir com esse objetivo é outra agonia comum. Por exemplo, Tesouro Selic vale a pena para investidores conservadores?

Antes de responder a essa pergunta, é importante entender o que é o Tesouro Selic. Trata-se de um título do Tesouro Direto, emitido pelo Estado para captar recursos no mercado e custear as despesas públicas. O complemento “Selic” vem da forma de rentabilidade desse título.

O Tesouro Selic tem esse nome, portanto, porque ele rende acompanhando a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, mais um pequeno percentual adicional. Assim, se você se pergunta quanto rende o Tesouro Selic, saiba que hoje são os juros básicos de 10,50% ao ano mais um extra que varia entre 0,09% e 0,15% ao ano, a depender do vencimento.

Mas isso é bom, compensa para o investidor? Para esclarecer a dúvida, a Inteligência Financeira conversou com Simone Carvalho, CEO do grupo NanoCapital.

Tesouro Selic vale a pena?

Para Simone, sim, vale! Principalmente se o objetivo for encontrar uma alternativa tão segura quanto a poupança mas com uma rentabilidade mais alta.

“O Tesouro Selic representa uma alternativa atrativa para investidores de perfil conservador. Sua rentabilidade supera a da poupança e conta com a garantia do Tesouro Nacional, sendo uma opção prudente para quem busca segurança em seus investimentos”, afirma a especialista.

A caderneta de poupança atualmente rende 0,50% mais a taxa referencial (TR), tendo uma rentabilidade garantida, portanto, de 6,17% ao ano.

Um ponto listado a favor da poupança é que a caderneta é isenta de imposto de renda. No entanto, mesmo que se aplique a maior alíquota possível sobre o Tesouro Selic a rentabilidade do título ainda supera a poupança.

O Tesouro Selic tem tributação regressiva, que parte de 22,5% para aplicações de até 180 dias e chega a 15% após 720 dias. Considerada a maior alíquota, o título ainda tem rendimento de cerca de 8,14% ao ano, o que o mantém competitivo em comparação com a caderneta.

O que joga a favor do Tesouro Selic para o investidor?

Por que o Tesouro Selic vale a pena para esses investidores? Além de render mais que a caderneta, a especialista lista ainda outros dois fatores. “O Tesouro Selic é recomendado para investidores conservadores devido ao seu baixo risco e elevada liquidez”, explica.

Ou seja, outro ponto favorável aos títulos é o fato de eles terem disponibilidade rápida de saque. Por esse motivo, inclusive, o Tesouro Selic é frequentemente citado como uma alternativa para a formação de reserva de emergência.

O que você deve ficar de olho antes de investir

De acordo com Simone Carvalho, apesar da segurança do Tesouro Nacional há alguns pontos para o investidor ficar de olho antes de investir.

“É importante avaliar o montante mínimo para investimento, o prazo de vencimento do título, eventuais taxas cobradas pelo agente de custódia e a possibilidade de aguardar o vencimento para maximizar os retornos”, explica.

A especialista ainda lembra que os títulos do Tesouro Direto não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A segurança, portanto, é atribuída pelo fato de os títulos terem a garantia do Tesouro Nacional.