Renda fixa vai ser uma das grandes estrelas dos investimentos em 2023 

Em novembro, a participação de investidores na renda fixa continuou crescendo, enquanto em ações e fundos multimercados diminuiu

Novembro foi um mês conturbado para o Ibovespa, que encerrou o período com uma queda de 3,06%. Como consequência, os investidores ficaram mais conservadores, principalmente entre os mais ricos. 

O levantamento mensal feito pela Smartbrain, que analisa a carteira de investidores, mostrou que a participação da renda fixa voltou a crescer, enquanto a das ações e dos fundos multimercados diminuiu. 

A pesquisa é feita com base na plataforma da empresa, que processa diariamente mais de 340 mil extratos de investimentos, somando mais de 250 bilhões de reais em patrimônio analisados. 

A participação da renda fixa na carteira dos investidores saiu de 38,21% para 39,88%. Nos outros meses, ela também já vinha crescendo. 

Para falar mais sobre esse cenário, Isabella Carvalho, repórter da Inteligência Financeira, entrevistou Lucas Queiroz, estrategista do Research voltado para pessoa física do Itaú BBA. 

Enquanto isso, no Twitter…

O Arthur falou sobre o irmão dele, que não está feliz depois de investir em um fundo de ações. Segundo ele, enquanto o irmão lamenta, ele está feliz com seus CDBs rendendo 15% ao ano. E aí o Horn invest comentou: “Sinais que gosto. Renda fixa virou consenso”.  

Será que a renda fixa virou um consenso? Saiba no Manhã Inteligente!