Fechar
Podpah atinge faturamento recorde: veja entrevista com Victor Assis, CEO do maior podcast do Brasil
Foram R$ 18,5 milhões no primeiro semestre deste ano, quase toda a receita de 2022
O Podpah é hoje um dos podcasts mais vistos do Brasil. Tanto, que sua receita no primeiro semestre atingiu R$ 18,5 milhões, segundo levantamento da Forbes. Esse volume é praticamente o mesmo registrado em todo o ano passado, que foi de R$ 20 milhões. E olha que o CEO do podpah, Victor Assis, estava programando algo mais modesto. “Nossa meta era crescer 30% ao ano”, disse à Inteligência Financeira Victor Assis.
Atualmente, a empresa conta com 25 funcionários. E isto com quase 3 anos de vida. Afinal de contas, o programa foi lançado em setembro de 2020.
Imagina só você chegar aos 32 anos como CEO do maior canal de podcast do Brasil? Este é o atual status, e responsabilidade, de Victor Assis, que comanda o Podpah.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Spotify, em 2022, o podcast apresentado por Igão e Mítico foi o mais ouvido no Brasil. Já no ranking global de podcasts mais populares, o Podpah ficou em 24º lugar.
“[Hoje] o Podpah é [considerado] um hub de conteúdo. É quase como um canal de TV na internet e que conta com três programas embaixo da marca: o próprio Podpah podcast, Rango Brabo, que é um programa de culinária liderado pelo Diogo Defante e o Quebrada F.C., que é um programa esportivo”, explica Victor.
Formado em publicidade, Victor Assis começou sua carreira no Banco Bradesco, trabalhando dentro da agência da instituição financeira. “Isso foi muito legal para desenvolver um pouco desse skill também de atendimento ao cliente”, diz.
Então, depois de seis meses trabalhando em agência, Victor conta que conseguiu se realocar para dentro da área de endomarketing do departamento de varejo do banco. “Trabalhava ações pro público interno”, lembra.
Passados esses dois anos, o CEO do Podpah decidiu morar fora durante um ano em Londres, onde fez uma especialização em gestão de time criativo pela Universidade de Arte de Londres.
Quando retornou ao país, em 2013, começou a trabalhar com a Adidas para um projeto de Copa do Mundo do Brasil, que aconteceria no ano seguinte. Daí por diante, Victor caminhou por mais outras empresas, inclusive dentro do Palmeiras.
“Recebi o convite do time para fazer parte do setor de marketing. Fiquei lá durante seis anos sendo o responsável por rejuvenescer a marca do Palmeiras para conectá-la com jovens”, fala.
E foi depois de todas estas experiências que Victor decidiu aceitar o convite para fazer parte da equipe do Podpah como CEO do canal.
Muitas pessoas acreditam que Victor é o dono do Podpah. Mas, na verdade, o publicitário veio para somar ao time como sócio e CEO. Os criadores do Podpah, e também sócios, na verdade, são Igão e Mítico, os apresentadores do podcast.
De acordo com o CEO, produzir conteúdos em vídeo no mundo digital é bastante diferente do modo tradicional.
“Afinal, na TV você precisa de uma superoperação. Ou seja, muitas pessoas e muitos equipamentos para colocar um programa de pé. Já a internet te possibilita ter uma linguagem muito mais simples para consumo. [Por isso], eu acho que a internet ela é muito democrática”, acredita.
Além disso, Victor afirma que uma das partes mais importantes para o crescimento da empresa é que eles estão sempre aprendendo com o que fazem. Seja pelo lado positivo ou negativo.
“A gente sempre faz uma reunião com a equipe depois dos projetos para entender o que deu certo, o que deu errado e o que pode ser melhor na próxima”, afirma Victor.
Desse modo, o CEO conta também que sempre usa uma frase como brincadeira para incentivar o pessoal: “Nós não podemos deitar em berço esplêndido”.
“Ou seja, você não pode simplesmente falar: ‘bom, somos o maior do Brasil, somos os mais inscritos, o mais ouvido no Spotify e está tudo certo, vamos só agora curtir.’ Não, você não pode parar por aí. Nós não paramos, tanto que nós viramos um hub, estamos fazendo novos programas com novos formatos e apresentadores”, afirma.
Então, é com essa sede de querer sempre mais que Victor afirma que um dos planos para este ano é ter seis programas na grade do canal Podpah.
Dessa forma, uma pergunta que muitas pessoas fazem para o CEO é como transformar um podcast em um sucesso. E ele diz:
“Se eu fosse trazer um pouco do que nós vivemos até aqui e pudesse repassar, diria que a gente tentou fazer uma comunicação para uma galera que ninguém falava, como o rapper, o trapper, o funkeiro. A gente tentou pegar e dar visibilidade para essa galera que não tinha espaço na TV”, conta.
E se você pensa que o bate-papo com o CEO do maior podcast do Brasil ficou apenas nisto, está muito enganado. Portanto, no vídeo que está no começo deste texto você assiste toda a entrevista de Victor Assis para a galera da IF. É só dar o play 👆 .
Leia a seguir