Cuidado com as novas ciladas: conheça os golpes financeiros “da moda” e como se proteger

Criminosos se reinventam a cada dia para atrair vítimas; desconfie sempre

Já não é novidade que o número de influenciadores de finanças e investimentos deu um salto. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o Brasil tem hoje mais de 500 influenciadores falando sobre o tema nas redes sociais. Esse crescimento, por outro lado, tornou comum alguns golpes financeiros que têm se alastrado rapidamente, como o de pessoas que criam contas falsas se passando por esses influenciadores.

Como identificar golpes financeiros?

Falta de transparência

É importante observar os sinais. Isso porque “um golpista nunca vai querer mostrar quem ele é de verdade, te mandando um áudio ou dizendo exatamente o que vai fazer com o ‘investimento’, ressalta Gabriel Navarro, influenciador de finanças e colunista da Inteligência Financeira.

Dessa forma, “logo de cara desconfie de pessoas que não têm transparência ou clareza ao te oferecer uma oportunidade”, complementa Navarro.  

Promessa de retorno rápido e fácil

Primeiramente, desconfie sempre de fórmulas mágicas e retornos muito acima da média. “É muito comum golpistas oferecerem promessas de ganho rápido e rentabilidades garantidas”, alerta Gustavo Cruz, estrategista chefe da RB Investimentos. 

Contudo, o especialista lembra que retornos fáceis, super rápidos e altos não acontecem no mercado financeiro. “Os investimentos sempre vão acompanhar algum indicador”, diz.

Links suspeitos

Outra dica é não acessar links suspeitos, aqueles que você nunca recebeu, de pessoas desconhecidas. Ou mesmo se for uma pessoa conhecida, mas enviando um link repentino, desconfie de possíveis invasões ou clonagem de perfis.

Exemplos de novos golpes financeiros

Além dos perfis fakes de influenciadores, outros golpes financeiros têm sido criados para atrair novas vítimas. Listamos alguns deles: 

Crédito falso pré-aprovado

Você recebe a ligação de um robô imitando a voz humana, que afirma ter um novo crédito pré-aprovado para o seu perfil de consumidor. Então, se você optar por receber mais informações, os golpistas te mandam um link por SMS para conclusão do cadastro e liberação do crédito. Ao clicar, portanto, você pode ter seus dados roubados. Tome cuidado!

Empréstimo no seu nome

Um entregador falso de uma empresa chega até a sua casa com um brinde, geralmente em datas comemorativas ou até no seu aniversário. O único pedido dele é uma foto sua para comprovar a entrega.

Mas o celular na verdade estava em um aplicativo de um banco ou financiadora com todos os dados cadastrados, faltando apenas uma selfie para concluir o cadastro. A partir daí, portanto, ele pode pegar um empréstimo no seu nome ou usar seus dados para aplicar golpes em outras pessoas. 

Funcionário falso de um banco

O golpista descobre quais são sua agência e o número da sua conta. Assim, ele tenta logar algumas vezes no internet banking, bloqueando o acesso.

Dessa forma, ele te liga afirmando ser do banco e dizendo que sua conta sofreu uma tentativa de fraude. Pede para que você digite a senha no teclado do telefone.

Por meio de programas específicos, ele consegue roubar sua senha e acessar o site do banco. Por isso, nunca passe informações da sua conta ou digite senhas.