O melhor investimento para mulheres

Mulheres costumam ser generosas com filhos, marido, irmãos e acabam esquecendo de seu próprio futuro

Você sabe qual é o melhor investimento para mulheres? Pois é investir nela mesma. E, acredite, ainda são poucas aquelas que pensam primeiro em si mesmas e, posteriormente, na família.

Afinal, mulheres costumam ser muito generosas com filhos, marido, sobrinhos, irmãos e acabam esquecendo de seu próprio futuro.

Então, muita atenção a este risco. Mulheres, apontam pesquisas, são as maiores vítimas de pobreza na terceira idade, principalmente porque acabam sempre adiando o início de sua carteira de investimentos para atender primeiro filhos, netos, pais e irmãos.

Patrimônio e saúde

Eu elegi como melhor investimento para mulheres dois produtos do mercado financeiro: Planos de Previdência e o seguro de Doenças Graves (DG).

No primeiro caso, além do benefício fiscal, ele contempla também já a transmissão do seu patrimônio. Caso você morra antes de completar seu ciclo de investimentos, seus beneficiários estarão protegidos.

Já o DG é um produto novo no mercado brasileiro muito útil porque ajuda a reduzir os custos do seguro saúde, caso bem administrado numa carteira de investimento.

E, ainda, garante um rendimento que ajudará no tratamento em caso de doenças como câncer de mama, só para citar um exemplo.

Invista como uma mulher

Três verdades sobre o universo feminino de investimentos que as pesquisas em vários países têm mostrado:

  1. Mulheres tendem a ser mais fiéis nos investimentos e o giro de suas carteiras costumam ser menor do que a de homens, o que faz com que economizem os gastos inerentes a troca frequente de aplicações;
  2. Mulheres tendem a se informar mais do que homens na hora de escolher seus investimentos, fazem o dever de casa, não têm vergonha de perguntar;
  3. Mulheres costumam olhar o impacto global de seus investimentos na hora de escolher uma aplicação e não apenas o retorno isolado da aplicação. São mais adeptas aos chamados investimentos ESG, que prezam pela responsabilidade social e se preocupam com desafios do clima.