- Home
- Onde investir
- Investimentos
- 3 lições que você pode tirar da postura do presidente da Ucrânia para o seu bolso
3 lições que você pode tirar da postura do presidente da Ucrânia para o seu bolso
Vou dividir com você três lições que aprendi com o presidente Volodymyr Zelensky neste um ano de guerra entre Rússia e Ucrânia. Afinal, esses pontos nos ajudam a lidar com a batalha diária das nossas finanças pessoais.
Pois bem, vamos a eles.
1. Foque na sua atividade principal
Não se meta a fazer o que não sabe. Dessa forma, Zelensky delega. O jornalista britânico Arkady Ostrovsky, editor a revista The Economist, que já entrevistou o presidente da Ucrânia, diz que era evidente que Zelensky não estava a comandar um exército.
“Eram os generais que o faziam e o presidente tinha a sensatez de os deixar fazerem. Também não estava a microgerir presidentes de Câmara e comunidades locais. Estes estavam mais próximos da ação e tinham melhor noção de como organizar as coisas”, diz Ostrovsky no prefácio do livro que reúne alguns dos discursos de Zelensky.
Então, o que fazia o presidente? Cada ucraniano faz o que sabe fazer de melhor e com Zelensky não é diferente. Assim, o que ele faz de melhor é se comunicar diante da guerra entre Rússia e Ucrânia. É o que tem feito não só com o seu povo, mas com toda a comunidade internacional.
Portanto, com seus investimentos esta é uma regra e tanto. Escolher bem seus parceiros na hora de investir vai ajudá-lo a focar suas energias na sua atividade principal. E, além disso, deixar a tarefa de escolher a melhor carteira com profissionais do ramo, sejam eles gestores de fundos, analistas e/ou consultores.
2. Você não precisa ser um craque
“Temos que nos tornar os islandeses no futebol”. Esta frase de Zelesnky tirei de um dos seus famosos discursos.
Ele chamava atenção dos ucranianos para a seleção da Islândia na Eurocopa de 2016, em que não havia craques do futebol, mas sim a determinação em participar do evento. Contra todas as probabilidades, a Islândia conseguiu passar pelas eliminatórias.
Nas nossas finanças, muitas vezes nos incomodamos e até nos envergonhamos de não ser um expert em investimentos. E acabamos postergando a decisão de investir para um futuro que nunca chega e quando seremos craques em mercado financeiro.
Não é necessário ser um engenheiro da Nasa para fazer suas aplicações voarem alto. O importante é a determinação e a informação que levarão às pessoas certas na hora de tomar suas decisões.
3. Mantenha o entusiasmo
“Não se canse da Ucrânia. Não deixe que nossa coragem saia de moda.”
Esse é outro racional de Zelensky ao povo ucraniano, mesmo diante de uma guerra entre Rússia e Ucrânia. O receio dele era de que o apoio à Ucrânia se tornasse um meme, um desafio viral e depois caísse no esquecimento.
Portanto, manter seu povo unido nesta batalha é importante para manter o apoio internacional, inclusive e sim, o risco de ser apenas uma moda existe.
Com nossas metas financeiras não é diferente. Manter-se confiante e acompanhar a evolução ao longo do caminho sem perder o foco mesmo em momentos difíceis é fundamental para ter sucesso.
Parece simples quando você está empolgado, mas as dificuldades e o processo ao longo do tempo pode correr o entusiasmo, como ocorre com grande parte de tudo que cai na rotina.
Um ano de guerra
Há um ano os ucranianos e o mundo viam as tropas russas avançarem na Ucrânia. Confesso que pouco sabia sobre o país de Volodymyr Zelensky e menos ainda sobre ele.
Mas no primeiro aniversário da guerra, que todo mundo custou a crer que aconteceria, Zelensky é conhecido por sua coragem e também pelas lições que espalhou pelo mundo nos seus discursos para manter unido seu povo.
Esses discursos estão reunidos no livro “Uma mensagem da Ucrânia”, lançado pela editora Penguin. A minha edição comprei em Lisboa, com a tradução de Portugal.
Leia a seguir