‘É possível ser bem-sucedido financeiramente mesmo sem ser rico’, diz Diego Ribas, ídolo do Flamengo

Parceria entre jogador e corretora ilustra crescente aproximação entre instituições financeiras e ex-estrelas esportivas

Valores para o sucesso no mundo dos esportes, como o preparo e a disciplina, são igualmente importantes para uma trajetória positiva na vida financeira. É com essa filosofia que o ex-astro do futebol Diego Ribas decidiu ir para o mundo financeiro.

Assim, Diego do Flamengo se tornou a face pública da corretora de investimentos Genial. Isso poucos meses após ter se aposentado dos gramados pelo time carioca, no qual venceu duas edições da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

“É possível ser bem-sucedido financeiramente mesmo sem ser rico”, disse Diego em entrevista à Inteligência Financeira.

O futebol é um meio em que sobram histórias de enriquecimento rápido, seguidas de declínio econômico, com atletas despreparados para lidar com o que conquistaram numa carreira curta. É o que diz Diego Ribas. E, portanto, ele afirma ainda que foi privilegiado por ter recebido instrução da família desde que era uma jovem promessa do futebol.

“Eu comecei a ganhar algum dinheiro e fui atrás de alugar um apartamento. Meu pai negociou e, em vez disso, cuidou de usar os recursos para comprar”, comenta. “Só depois fui entender que foi a melhor escolha e que, se ele não tivesse feito aquilo, depois ia sair sem nada”.

Diversificação do patrimônio

Com o tempo, Diego aprendeu a diversificar seu patrimônio, buscando opções que pudessem equilibrar rentabilidade e liquidez.

“Aprendi que se colocasse todo meu dinheiro em imóveis, ficaria com patrimônio imobilizado”, afirma Diego Ribas.

Ele também foi ídolo do Santos, onde despontou. Posteriormente, passou por vários clubes europeus, incluindo o português Porto, a Juventus, da Itália, e o espanhol Atlético de Madrid. Além disso, também participou da Seleção Brasileira.

Hoje, aos 38 anos, o paulista de Ribeirão Preto diz que continua estudando sobre finanças. Mas também divide o tempo como garoto propaganda da Genial. E não para por aí: é também palestrante, comentarista de futebol na TV Globo e apresentador do podcast ’10&Faixa’.

Estratégia por trás da parceria

A parceria com Diego Ribas tem um papel de estimular a educação financeira entre profissionais do esporte. Mas, além disso, reforça os planos da Genial de se aprofundar no mundo esportivo, uma vez que já tem prestado assessoria financeira a clubes de futebol e apresentado soluções para profissionalização nesse mercado.

Embora progressivamente mais cercados de gestão de carreiras, os atletas costumam ter a vida financeira coordenada por seus empresários ou familiares, conta Diego. Então, há pouca disposição para aprender sobre administração do dinheiro, o que pode deixá-los vulneráveis, de acordo com o ídolo do Flamengo.

“O conhecimento liberta; quando não tem fica fácil ser manipulado”, afirma o ex-meia.

Diego Ribas, ex-jogador do Flamengo, revela como lida com suas finanças – Foto: ALOB Sports

O caso das criptomoedas

Num evento público recente envolvendo atletas, Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras, entrou na Justiça alegando ter sido vítima de um esquema de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas. “É meu patrimônio quase todo”, desabafou o atleta em gravações reveladas sobre o caso. 

De acordo com Diego, casos como esses podem ser prevenidos com educação financeira adequada.
“O que os jogadores sofreram tem a ver com falta de conhecimento”, disse.

Esporte e cifrões

A parceria entre a Genial e Diego ilustra uma crescente aproximação entre instituições financeiras e ex-estrelas esportivas, num momento em que plataformas de investimentos buscam se popularizar no Brasil. A própria Genial tem como sócio o ex-tenista Gustavo Kuerten.

William Machado, ex-jogador do Corinthians e Grêmio, é sócio da Messem Investimentos. Dudu Cearense, ex-Botafogo e Seleção Brasileira, fundou no ano passado a Lifetime Sports, que presta assessoria financeira de gestão de patrimônio e assessoria de investimentos para jogadores.