De olho no longo prazo: conheça 5 dicas para investir como Luiz Barsi Filho

Veja também a lista de empresas escolhidas pelo megainvestidor

Luiz Barsi Filho é bastante conhecido no mercado financeiro, principalmente entre aqueles que gostam de investir em renda variável. Afinal de contas, ele é considerado o maior investidor do Brasil na bolsa de valores, com cerca de R$ 4 bilhões investidos em renda variável. Diante disso, muita gente fica curiosa em saber quais são as dicas de Luiz Barsi para investir com maestria.

As estratégias de Barsi

Conhecido como “rei dos dividendos”, o megainvestidor, claro, tem as suas estratégias de investimentos. Que veja só, é focada no longo prazo. “Com seu método, ele afirma ter conquistado a aposentadoria em apenas 10 anos, investindo com paciência e disciplina”, conta Daniel Sabino, cofundador e diretor de risco e compliance do Grupo NanoCapital.

Barsi utiliza, então, do chamado Método BEST para selecionar ações. “Esse método concentra-se em setores considerados ‘à prova de balas’. Os setores incluídos são: bancos, energia, saneamento, seguros e telecomunicações. Essas áreas são compostas por empresas que oferecem produtos ou serviços essenciais à sociedade e à economia, com demanda estável ou crescente mesmo em tempos de turbulência”, explica Sabino.

Além disso, as estratégias de investimentos do megainvestidor envolvem outros pontos que a gente lista abaixo. Que, aliás, poderiam até serem consideradas como algumas dicas de luiz de barsi sobre investir. Veja só!

Investimento em empresas boas pagadoras de dividendos

O maior investidor do brasil foca em empresas mais consistentes e que remuneram o acionista com parte do lucro obtido na operação. Isso proporciona uma renda passiva todo mês.

Análise Fundamentalista

“Barsi utiliza de estudos sobre os indicadores da empresa. Histórico sólido, boa governança e potencial de crescimento sustentável são prioridades em suas escolhas”, comenta Fábio Cabral, planejador financeiro CFP pela Planejar.

E se você ficou curioso para entender mais sobre a análise fundamentalista, confira aqui essa matéria que produzimos.

Reinvestimento de dividendos

Essa, aliás, é uma das principais premissas da estratégia de investimentos do maior investidor do Brasil. Por isso, aliás, até poderia entrar como uma dica de Luiz Barsi.

“O megainvestidor está sempre de olho nos indicadores da empresa. Desse modo, se ele acredita que o preço da companhia está abaixo do que considera, Barsi compra mais ações da própria empresa que pagou os dividendos. Isso gera o efeito do acúmulo de ações e consequentemente mais dividendos pagos”, diz Cabral.

Quais são as 12 ações de Luiz Barsi?

Inclusive, vale saber quais são os papéis que o “rei dos dividendos” possui. Mas claro que a carteira detalhada do megainvestidor não é revelada para não atrapalhar sua estratégia. Porém, algumas ações permanecem em seu portfólio por um longo período. São elas:

Aqui, um ponto de atenção: algumas ações podem sair ou retornar do portfólio do maior investidor do Brasil. Isso vai depender da análise de Barsi sobre o papel estar “caro” ou “barato”.

Quais ações Barsi recomenda?

E ainda que a carteira do megainvestidor não seja totalmente revelada, Luiz Barsi costuma recomendar alguns papeis a quem quiser seguir. De acordo com Daniel Sabino, as indicações do “rei dos dividendos” costumam estar alinhadas ao seu método BEST.

Além disso, o planejador financeiro Fábio Cabral afirma que, geralmente, as dicas de ações de Barsi são focadas em empresas boas pagadoras de dividendos e resilientes em cenários de crise econômica. “Um bom histórico da empresa, boa governança e crescimento sustentável são ações que ele fica de olho”, conta.

Em quais ações Luiz Barsi investe em 2024?

Ainda segundo Cabral, além dos papeis já mencionados, nesse ano o megainvestidor comprou ações da Caixa Seguridade (CXSE3). “É uma empresa com sólidos fundamentos no segmento habitacional. Ele também vendeu posições em empresas como Ultrapar (UGPA3), Eletrobras (ações ordinárias), Sabesp (SBSP3) e Itaúsa (ITSA4)”, comenta.

5 dicas de Luiz Barsi para investir

Viu só que tem muito aprendizado nas estratégias do “rei dos dividendos”, não é mesmo? E agora, então, para finalizarmos, veja só quais são as dicas de Luiz Barsi quando o assunto são investimentos.

  1. Paciência e longo prazo: assim como Barsi, tenha uma visão de longo prazo e não se deixe abalar por volatilidades de curto prazo.
  2. Escolha empresas sólidas: invista em empresas com fundamentos sólidos, que pagam bons dividendos e têm perspectivas de crescimento.
  3. Diversificação: monte uma carteira diversificada, com ações de diferentes setores e riscos.
  4. Estude e aprenda: mantenha-se atualizado sobre o mercado, estude as empresas e entenda seus negócios.
  5. Controle emocional: evite tomar decisões impulsivas com base em emoções. Mantenha a calma e siga sua estratégia.

Portanto, é importante que você, investidor que seguir a estratégia do Luiz Barsi, não foque em olhar gráficos ou análise técnica de ações. “Isso porque, a variação diária dos preços da bolsa acaba gerando viés comportamental no investidor e sua atitude pode gerar saídas precipitadas ou apostas erradas no mercado”, explica Fábio Cabral.

Por isso é importante estar sempre acompanhando os indicadores das empresas. Para isso, claro, existem diversas fontes no mercado. “Essa atualização acontece a cada trimestre. Além disso, esse olhar pode garantir escolhas de empresas continuamente em crescimento de lucro”, finaliza o planejador financeiro.

Leia a seguir

Leia a seguir