Criptomoedas: 5 dicas para não perder ainda mais dinheiro

E saiba que até para vender na baixa existe uma estratégia

Você deve estar acompanhando – ou pior, sentindo no bolso – a queda das criptomoedas. Desde novembro, as moedas digitais vêm apresentando mais prejuízo do que lucro a seus investidores. O bitcoin já caiu mais de 70%, enquanto moedas menores tiveram quedas de até 90%. O cenário negativo é tão forte que uma moeda simplesmente deixou de existir, a Luna, que perdeu todo seu valor em sete dias.

O que você, investidor e investidora de moedas digitais, deve fazer? O fundador do buscador online Yubb, Bernardo Pascowitch, tem cinco dicas que podem te ajudar neste momento. Vamos a elas:

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

1. Não é hora de vender suas criptos

A primeira dica do especialista é entender que o momento de vender as moedas já passou. “Se nós analisarmos, estamos muito mais próximos do fundo do que do topo. Todos os indicadores mostram isso, apesar de não sabermos onde é o fundo. Isso significa que o investidor deveria ter vendido suas moedas mais no topo, quando elas estavam valendo mais. Agora não compensa porque elas caíram muito e haverá uma perda grande de receita. Lógico, existe a possibilidade de mais quedas, mas os 90% de quedas, caso ocorram hoje, devem corresponder a 9%, 5% do valor no comparativo do que já caiu”, explica Bernardo.

2. Criptomoedas são para o longo prazo

Já a segunda dica é entender que os investimentos em cripto são a longo prazo. “Tem uma brincadeira no mercado que diz que o investidor que está perdendo sempre se justifica ‘Ah, mas eu estou investindo a longo prazo’. Brincadeiras a parte, essa é uma baita dica. Porque o investidor precisa ter um horizonte de quatro anos. É nesse período que ele conseguirá encontrar os movimentos de alta, de baixa e de recuperação do setor. Investir considerando menos tempo que isso é um risco gigantesco”, pondera.

3. Pense no preço médio da moeda

A terceira dica é calcular o preço médio. Se o investidor comprou o bitcoin na alta e compra agora, após uma queda de 70%, o seu preço médio também vai reduzir, ou seja, a sua exposição ao mercado vai ficar mais interessante. Para quem queira comprar a moeda no passado, isso é vantajoso, e para o investidor, vale a máxima de acompanhar essa precificação.

“Uma estratégia é fazer um preço médio baseado em semanas ou quinzenas. Por exemplo, o investidor pega o dinheiro que queira investir em criptomoedas e compra uma vez por semana ou duas vezes por mês, dependendo do seu patrimônio ou da realidade financeira. Em algumas semanas, ele vai comprar a moeda com um valor mais barato, e em outras semanas, mais caro. Assim, o seu preço médio vai ser interessante e condizente com o mercado”, afirma Bernardo.

4. O que fazer se você precisa vender suas criptos

Já a quarta dica é para quem precisa vender: atue com o preço médio. “Se o investidor está realmente numa situação complicada e precisa do dinheiro que está aplicado em cripto, a dica é não vender tudo de uma vez, fazendo um preço médio para compra. Vender aos poucos faz com que o investidor não caia no desespero do mercado e consiga acompanhar as oscilações, que podem beneficiá-lo”.

5. Só invista em criptos que tenham bons projetos

Já a última dica responde uma pergunta central: ainda vale a pena investir em cripto? Para Bernardo, sim. O segredo é investir em bons projetos. “Estamos no momento de grande correção do ciclo de alta que tivemos anteriormente. Nesse período, somente os bons projetos vão sobreviver. Nós vimos em ciclos passados: muitas moedas menores, com grandes promessas de transformação, de crescimento ou de valorização não sobreviveram”, alerta o especialista.

O que são bons criptos com bons projetos?

Bernardo explica que os bons projetos são aqueles de conhecimento geral, as moedas mais consolidadas do mercado, como bitcoin e ethereum. Também ressalta que é o momento de o investidor fugir de projetos que se apresentam muito inovadores, como metaverso, criptos ligadas a games ou NFTs, porque todos esses projetos menores têm um potencial muito grande de não conseguirem se recuperar.

“É importante dizer que o mercado nunca cai para sempre ou nem sobe para sempre. Esse mercado vai virar e, quando virar, as decisões que forem tomadas agora vão ditar o ritmo do lucro que os investidores terão”, conclui Bernardo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS