- Home
- Onde investir
- Criptoativos
- B3 registra recorde de mais de 100 mil contratos futuros de bitcoin negociados
B3 registra recorde de mais de 100 mil contratos futuros de bitcoin negociados
Nessa última segunda-feira (8), o contrato futuro de bitcoin (BIT) registrou uma negociação de 108,5 mil contratos. O volume financeiro, aliás, foi de mais de R$ 3 bilhões.
Esse número é um recorde desde o início da operação do contrato, que deu o pontapé no dia 17 de abril desse ano.
O que é o contrato futuro de bitcoin?
De acordo com Marcos Skistymas, diretor de produtos listados da B3, o contrato futuro é uma nova forma de operar bitcoin dentro do mercado regulado. E tem como função trazer diferentes estratégias para os investidores. E isso, como estamos vendo, tem trazido bons resultados.
“Estamos vendo volumes crescentes desde o primeiro dia, quando tivemos 7,4 mil contratos negociados, passando para cerca de 50 mil após o primeiro mês. E agora ultrapassamos a marca de 100 mil. E isso antes de completar três meses de disponibilidade. É um início sem precedentes para um produto novo na B3”, diz o diretor.
Skistymas afirma ainda que esses números mostram que a bolsa do Brasil possui uma boa capacidade de ouvir as necessidades do mercado, e assim, lançar produtos que atendam às suas demandas.
Como funciona o contrato
Para você ter uma ideia, o contrato possui vencimento mensal e o valor do produto é de 0,1 bitcoin. Ou seja, 10% do valor da criptomoeda em Reais. Além disso, vale saber que não existe a compra e venda de criptomoedas. A liquidação é financeira.
Então, a negociação do contrato no mercado futuro funciona assim: o investidor se compromete a comprar ou vender um determinado tipo de ativo em uma data futura com um preço que já é predeterminado. Tudo isso de acordo com seu perfil de risco e estratégia.
E ai, para negociar, os investidores terão que depositar na corretora uma margem mínima de R$ 100 por contrato.
Outra característica do mercado futuro é que o pagamento dos ajustes é diário, conforme a oscilação do preço do contrato ao longo do pregão. Isso significa, portanto, que os contratos vão sofrer, todos os dias, ajustes em seu valor até o dia do seu vencimento, que ocorre sempre na última sexta-feira do mês.
Leia a seguir