Conheça os países que têm acordos com o Brasil para aposentadoria

Você pode usar o tempo de contribuição no Brasil para pedir o benefício em qualquer um dos países que fazem parte do acordo

Cada vez mais brasileiros estão aumentando o time de aposentados globais, aqueles que para melhorar a qualidade de vida, a renda ou ambos durante a aposentadoria fazem as malas e mudam de país. Você já pensou sobre isso? Conheça os países que têm acordos com o Brasil para aposentadoria, porque nesse caso, você pode usar o tempo de contribuição no Brasil para pedir o benefício em qualquer um dos países que façam parte do acordo.

Melhores países para se aposentar

Portugal, Espanha e Equador, por exemplo, estão entre os dez melhores países para se aposentar, segundo a publicação International Living. Os três têm acordos com o Brasil. Isso facilita até o seu visto de residência, mesmo não tendo cidadania.

Em suma, você pode conferir a lista completa de países que têm acordos com o Brasil para aposentadoria no site do Governo Federal.

Como escolher o melhor lugar para morar?

E o que devemos olhar na hora de escolher o lugar para morar? Saúde é o item principal. Custos com saúde, temos falado bastante sobre o tema aqui, será o maior peso do seu orçamento na aposentadoria. Este é um item que tem levado Portugal a subir no ranking de melhores destinos para se aposentar. Este ano ele ocupa a primeira posição do ranking da International Living.

Outros pontos como o custo de vida, clima, segurança e sustentabilidade do sistema de previdência social também são avaliados por estudiosos. Nesta semana foi divulgado o Mercer CFA Institute Global Pension, índice que mede a sustentabilidade dos sistemas de previdência em 47 países. Juntos cobrem 64% da população mundial. A Holanda está no topo do ranking, seguida pela Islândia, Dinamarca e Israel, todos com ranting A. O sistema de previdência de Portugal, por este índice, tem um rating B e está na 18a posição.

Ao se preparar para mudar de país depois de aposentado é imperativo que seus investimentos contemplem uma parcela em ativos em moeda estrangeira, dólar ou euro. Isso não chega a ser um problema, uma vez que os avanços são muitos na liberdade de escolher destinos para suas aplicações. É possível abrir uma conta no exterior ou mesmo investir no Brasil em fundos ou ativos com lastro em dólar, por exemplo.