Lula após alta: ‘Estou voltando para casa certo de que estou curado e preciso me cuidar’

Presidente admitiu que ficou assustado com a gravidade do caso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar neste domingo (15) e disse que está bem, e de volta ao trabalho nesta semana. Lula se emocionou ao falar da recuperação e disse que só tomou “ciência da gravidade após a cirurgia”.

A fala do presidente foi feita durante a coletiva de imprensa com a equipe médica que o acompanha no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Após o fim da coletiva, Lula chegou ao auditório e concedeu as declarações aos jornalistas que estavam no local.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    “Como eu achava que estava fraco, confesso que fiquei um pouco assustado pelo volume de crescimento da quantidade de líquido na minha cabeça e com a urgência que pediram pra eu vir pra cá”, disse.

    Saúde de Lula

    Lula ficará em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando passará por nova tomografia de controle. “Vou fazer a última tomografia quinta e depois volto a trabalhar. Tenho reunião ministerial até o fim do ano”.

    “Estou voltando para casa agora, tranquilo, certo de que estou curado e preciso me cuidar”, disse.

    “Eu reivindico o direito de viver até 120 anos. Quem vai viver até 120 anos já nasceu e tenho direito de reivindicar que seja eu”, brincou, durante a coletiva.

    De acordo com a equipe médica, o presidente teve boa recuperação e já está autorizado a receber visitas e despachar, mas apenas de sua residência em São Paulo. Na quinta-feira, Lula será reavaliado “e, se tudo estiver bem, poderá ir para Brasília”, disse Roberto Kalil, médico cardiologista do presidente.

    Queda e dores na cabeça

    Lula também afirmou, durante a coletiva, que quando sofreu a queda no banheiro, estava cortando a unha da mão e não a do pé, como foi divulgado, e que a queda aconteceu ao tentar levantar do banco em que estava sentado.

    O presidente disse que, após a queda, voltou a fazer atividades físicas normais.

    Na semana passada, começou a sentir dores de cabeça, mas achou que eram causadas pelo sol que pegou ao tomar banho de piscina. Como na segunda-feira (9) a dor não havia passado, acionou a médica Ana Helena Germoglio, que faz parte da equipe que acompanha o presidente.

    Lula, que já havia agradecido a Deus por sua saúde, finalizou a entrevista agradecendo também à equipe médica, às pessoas que rezaram e também aos “que têm ódio, que estão perdoados”. “É esse Lula que volta inteiro para cuidar do Brasil”.

    Lula sobre Braga Netto

    O presidente Lula ainda comentou sobre a prisão do general Walter Braga Netto, dizendo que o ex-ministro de Bolsonaro “tem todo direito a presunção de inocência”. “O que eu não tive, eu quero que eles tenham para que toda a lei seja cumprida”, disse o presidente.

    A fala de Lula foi feita durante a coletiva de imprensa com a equipe médica que o acompanha no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele se recupera de uma cirurgia na cabeça.

    “Não é possível a gente aceitar o desrespeito à democracia e à Constituição. Não é possível admitir que o Brasil tenha gente de alta graduação militar tramando a morte do presidente da República, do vice e do juiz que é presidente da Suprema Corte”, disse Lula.

    Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir