Na Sabesp (SBSP3), corte em descontos para clientes maiores entra em efeito no 2º tri, diz CEO

Sabesp (SBSP3) deve acelerar programa de demissões voluntárias em 2025 e não prevê aumento de despesas com rescisões de funcionários

Empresas citadas na reportagem:

A Sabesp (SBSP3) deve observar um aumento de receitas a partir da vigência da nova política de descontos menores na conta de água para clientes de alto consumo, no segundo trimestre deste ano, disse Carlos Piani, presidente da Sabesp.

Em teleconferência com analistas e investidores, realizada nesta terça-feira (25), o CEO da Sabesp explicou que a companhia também segue atenta aos processos decorrentes de baixar descontos. Piani espera um parecer da Agência Nacional de Saneamento sobre a nova política.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    “Por enquanto, esperamos um impacto positivo no balanço de pagamentos do segundo trimestre em comparação com os primeiros três meses deste ano”, disse Piani.

    Além disso, o CEO informou que a Sabesp não deve incorrer em novas despesas de pessoal, com uma extensão do programa de demissões voluntárias. Isso porque precisa pagar funcionários que aderiram ao programa até pelo menos janeiro de 2026.

    A gestão eficiente do custo de pessoal foi um dos pontos positivos do balanço da Sabesp para o quarto trimestre de 2024 e rendeu às ações da empresa recomendação de compra, segundo analistas do Goldman Sachs, BTG e XP.

    Segundo os analistas a boa gestão do custo de pessoal deve se repetir nos próximos trimestres, à medida que a nova gestão implementa a sua agenda de eficiência.

    “Seremos impactados por eventos não recorrentes”, disse o CEO.

    Sabesp (SBSP3) quer acelerar demissões voluntárias em 2025

    Ao mesmo tempo em que divulgou os resultados, a Sabesp reforçou que deve acelerar o programa de demissões voluntárias em 2025 como parte do plano de pós privatização.

    No quarto trimestre, a Sabesp gastou R$ 630 milhões no plano de demissão voluntária de funcionários, gasto considerado não recorrente pela diretoria. O atual programa contempla pelo menos 20% da força de trabalho da companhia.

    Contudo, Piani disse que não pretende gastar mais do que o previsto com rescisões contratuais.

    Assim, o CEO afirmou que a companhia está focada em investir com disciplina o montante disponível para desembolsos, especialmente visando atingir a meta de universalização do saneamento básico prevista para 2029.

    “Mudamos a forma como pensamos nosso pensamos as despesas de capital”, disse o CFO da Sabesp (SBSP3), Daniel Szlak. A companhia trocou o modelo de concessões para contratar fornecedores por solicitação de proposta. O objetivo é agilizar um desembolso de R$ 13 bilhões de investimento ainda neste ano.

    “E o que é importante para nós é manter a disciplina à medida em que o capex aumenta”, disse Szlak.

    “Uma estação de tratamento de água é obra de longo prazo. Mais do que instalações novas, nós estamos seguindo o que temos em termos de participação do capital”, disse Piani.

    CEO espera decisões sobre leilões em SP em 2026

    Piani disse que espera uma decisão sobre os leilões de saneamento em São Paulo em 2026. A Sabesp procura aumentar a presença no Estado por meio de “concessões menores e mais fáceis”, disse o CEO.

    “Vamos avaliar relação de ganhos contra riscos”, comentou.

    Para além do estado paulista, Piani disse que não cogita parceria com a Equatorial (EQTL3). Apesar disso, afirmou que a companhia “conhece a região muito bem”.

    “É fácil pensar no programa de universalização e pensar no Pará. Estamos olhando oportunidades no mercado, focados em transformação”, disse o CEO. “Hoje medimos tudo pelo risco”, concluiu.

    A Sabesp (SBSP3) sobe na bolsa de valores nesta terça-feira, após a divulgação de seus resultados na noite de segunda-feira. O mercado considerou que o desempenho da empresa veio acima do esperado..

    Leia a seguir