- Home
- Mercado financeiro
- Acompanhe a repercussão à desistência de Joe Biden de concorrer à reeleição dos Estados Unidos
Acompanhe a repercussão à desistência de Joe Biden de concorrer à reeleição dos Estados Unidos
Após o anúncio da desistência do presidente dos Estados Unidos Joe Biden de concorrer à reeleição do país neste domingo (21), políticos e personalidades se manifestaram nas redes manifestando seu apoio ou criticando o gesto.
O anúncio da desistência veio após dias de intensa pressão tanto de seus aliados do Partido Democrata quanto de doadores de campanha.
Após o anúncio, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Joe Biden foi o ‘pior presidente da história do país’.
Acompanhe o que políticos e personalidades disseram sobre a desistência de Joe Biden:
Barack Obama
O ex-presidente americano Barack Obama, de quem Joe Biden foi vice, foi um dos que disseram que o atual presidente deveria reconsiderar sua candidatura à reeleição. Pelo X (antigo Twitter), Obama disse, neste domingo, que “Joe Biden tem sido um dos presidentes mais importantes da América, bem como um querido amigo e parceiro para mim. Hoje, também fomos lembrados – mais uma vez – de que ele é um patriota do mais alto nível”.
Nancy Pelosi
A maior líder democrata no Congresso destacou as grandes qualidades de Biden como um grande patriota.
“O presidente Joe Biden é um americano patriota que sempre colocou o nosso país em primeiro lugar. O seu legado de visão, valores e liderança fazem dele um dos presidentes mais importantes da história americana.
Com amor e gratidão ao Presidente Biden por sempre acreditar na promessa da América e dar às pessoas a oportunidade de alcançarem a sua realização.
Deus abençoou a América com a grandeza e a bondade de Joe Biden.”
Bill Clinton e Hillary Clinton
Em declaração conjunta neste domingo, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e a ex-secretária de Estado e candidata democrata nas eleições de 2016 contra Donald Trump Hillary Clinton anunciaram apoio a Kamala Harris para assumir a candidatura democrata.
“Agora é hora de apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos para elegê-la. O futuro da América depende disso.”
Mike Johnson
O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, disse que a decisão de Joe Biden de encerrar sua campanha invalida os votos de 14 milhões de americanos que votaram nele nas primárias democratas.
“As perspectivas do partido não são melhores agora com a vice-presidente Kamala Harris, que é co-proprietária dos desastrosos fracassos políticos do governo Biden”, disse Johnson, em comunicado.
Ele também disse, fazendo eco a outros republicanos, que se Biden não está apto a concorrer à presidência, ele não está apto a servir como presidente e deve renunciar ao cargo imediatamente.
Pedro Sanchez
O primeiro-ministro da Espanha manifestou sua admiração e reconhecimento a “valente e digna decisão do presidente Joe Biden”.
Keir Steimer
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Steimer, também se manifestou pelo X: “Respeito a decisão do presidente Biden e espero que trabalhemos juntos durante o resto da sua presidência. Sei que, tal como fez ao longo da sua notável carreira, terá tomado a sua decisão com base no que acredita ser melhor para o povo americano.”
Democratas elogiam ‘heroísmo’ de Biden
O anúncio da desistência de Joe Biden à campanha para a reeleição foi seguida de homenagens dos legisladores democratas ao presidente. Os políticos democratas o elegiaram por “fazer a coisa certa”, segundo a Dow Jones.
“O presidente Joe Biden é um patriota”, disse o deputado Brendan Boyle, em um comunicado. “Ele deixou abnegadamente a ambição pessoal de lado para fazer o que acha que é melhor para o nosso país… Tenho sempre orgulho de ser um dos maiores apoiadores de Joe Biden.”
O deputado Kim Schrier chamou Biden de um dos presidentes mais importantes da história e disse que sua decisão de não buscar a reeleição mostra seu altruísmo e compromisso com o país. “Agora, ao passar o bastão para uma nova geração de líderes, o presidente Biden dá um exemplo inspirador de colocar o país acima de si mesmo”, disse Schrier.
“Em 2020, o presidente Biden nos salvou de um segundo mandato de Trump e, ao se afastar, ele pode fiz isso de novo”, disse o deputado Jason Crow.
Republicanos dizem que Biden deve deixar cargo de presidente agora
Os republicanos reagiram à notícia de que Joe Biden havia decidido se retirar da disputa pedindo que ele também renunciasse à presidência. “Se Joe Biden não pode concorrer à reeleição, ele é incapaz e inadequado para servir como presidente dos Estados Unidos. Ele deve renunciar imediatamente”, disse a deputada Elise Stefanik, em comunicado.
O senador Rick Scott, do estado da Flórida, disse que se Biden não pode concorrer à reeleição, ele não é capaz de servir como presidente nos próximos seis meses. Scott também atacou a vice-presidente Kamala Harris, da Califórnia, uma provável sucessora de Biden na chapa. “Não podemos permitir que o sonho americano seja destruído e substituído pelo socialismo da Califórnia”, disse Scott.
Com informações do Valor Econômico
(A matéria está em atualização)
Leia a seguir