Citi e XP melhoram projeções para Assaí (ASAI3)
Assaí adapta modelo e preserva margens, e ainda há espaço para crescer, avaliam os analistas
Depois de quase um ano da compra de 70 unidades da rede Extra, o Assaí (ASAI3) começa a acelerar a sua expansão. Isso chamou a atenção do mercado e deixou os analistas otimistas quanto ao futuro dos papéis da empresa na Bolsa de Valores.
Em relatório, o Citi avaliou que a rede ainda tem espaço para crescer organicamente, com o aumento das vendas nas mais de 200 lojas da rede, ou por meio de fusões e aquisições, que podem ser aceleradas a partir da solidificação do setor de atacarejo no país.
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Os analistas do Citi João Pedro Soares, Felipe Reboredo e equipe escrevem que o diretor-presidente Belmiro Gomes reforçou a meta de expansão em três vezes de vendas por metro quadrado e aumento de 1,5 ponto percentual na margem Ebitda das unidades convertidas, para 9%, bem como o foco na preservação da lucratividade, apesar da maior oferta de serviços e mais sortimento premium — e, em alguns casos, maiores custos de locação.
A empresa também vai adaptar o modelo de lojas de acordo com o perfil regional, destacam os analistas do Citi. Por exemplo, lojas próximas às grandes cidades terão mais de variedade de produtos e oferecerão serviços como açougue, enquanto em regiões menos populosas as lojas vão operar com menor sortimento.
Segundo os analistas, a administração da empresa compartilhou uma visão otimista sobre as perspectivas de crescimento no médio prazo apoiadas por uma penetração ainda baixa de “cash & carry” (atacarejo). Além disso, o foco será perseguir os melhores pontos comerciais, principalmente via expansão orgânica, mas eles não descartam futuras fusões e aquisições.
O Citi tem recomendação de compra para as ações do Assaí, com preço-alvo de R$ 22, potencial de alta de 20% ante o fechamento de ontem na B3. Essa é a mesma projeção da XP, que elevou o preço-alvo dos papéis da empresa de atacarejo de R$ 20 para R$ 22. Os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday atualizaram estimativas da empresa com visão positiva sobre o aumento de vendas e rentabilidade nas lojas Extra convertidas.
“Esperamos que o momento de resultados permaneça robusto frente à recuperação do canal de vendas para negócios, pagamento adicional do Auxílio Brasil e aberturas das lojas do Extra”, comentam. Eles veem o Assaí como uma tese de qualidade, com histórico de resultados e entregas, além de estar inserido no atrativo formato de atacarejo.