Putin sugere governo temporário da ONU na Ucrânia para organizar novas eleições

m porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca descartou os comentários de Putin, afirmando que o governo da Ucrânia é determinado por sua Constituição
🤖 Leia o resumo feito pelo Flash, nossa ferramenta de Inteligência Artificial
  • Putin sugeriu um governo temporário da ONU na Ucrânia para organizar novas eleições.
  • A proposta foi imediatamente rejeitada pela Casa Branca.
  • O objetivo seria permitir eleições democráticas e negociações de paz, segundo Putin.
  • O Kremlin esclareceu que a ideia não foi discutida com Trump.
  • A sugestão indica que um acordo de paz ainda está distante.
LER RESUMO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sugeriu que a Ucrânia poderia ser colocada sob um governo temporário liderado pela ONU para organizar novas eleições, uma proposta rapidamente rejeitada por um porta-voz dos Estados Unidos.

Em declarações transmitidas pela televisão na manhã de sexta-feira, Putin disse que o objetivo seria permitir que a Ucrânia “realizasse eleições democráticas, trouxesse ao poder um governo viável que tenha a confiança do povo e, então, iniciasse negociações para um tratado de paz” – embora mais tarde tenha afirmado que essa era apenas “uma das opções”.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    “Sob os auspícios das Nações Unidas, com os EUA, até mesmo com países europeus e, claro, com nossos parceiros e amigos, poderíamos discutir a possibilidade de introduzir um governo temporário na Ucrânia”, disse Putin.

    Casa Branca rejeita sugestão de Putin

    Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca descartou os comentários de Putin, afirmando que o governo da Ucrânia é determinado por sua Constituição.

    Não está claro também o quão seriamente as declarações do presidente russo devem ser levadas, já que algumas horas depois, o Kremlin esclareceu que Putin não havia levantado essa ideia em recentes conversas telefônicas com Donald Trump.

    As declarações sugerem que um fim negociado para a guerra na Ucrânia ainda está distante, já que a Rússia continua a impor novas condições para um acordo, enquanto Kiev afirmou que aceitaria um cessar-fogo de 30 dias se Moscou concordasse.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir