Putin sugere governo temporário da ONU na Ucrânia para organizar novas eleições
- Putin sugeriu um governo temporário da ONU na Ucrânia para organizar novas eleições.
- A proposta foi imediatamente rejeitada pela Casa Branca.
- O objetivo seria permitir eleições democráticas e negociações de paz, segundo Putin.
- O Kremlin esclareceu que a ideia não foi discutida com Trump.
- A sugestão indica que um acordo de paz ainda está distante.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sugeriu que a Ucrânia poderia ser colocada sob um governo temporário liderado pela ONU para organizar novas eleições, uma proposta rapidamente rejeitada por um porta-voz dos Estados Unidos.
Em declarações transmitidas pela televisão na manhã de sexta-feira, Putin disse que o objetivo seria permitir que a Ucrânia “realizasse eleições democráticas, trouxesse ao poder um governo viável que tenha a confiança do povo e, então, iniciasse negociações para um tratado de paz” – embora mais tarde tenha afirmado que essa era apenas “uma das opções”.
“Sob os auspícios das Nações Unidas, com os EUA, até mesmo com países europeus e, claro, com nossos parceiros e amigos, poderíamos discutir a possibilidade de introduzir um governo temporário na Ucrânia”, disse Putin.
Casa Branca rejeita sugestão de Putin
Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca descartou os comentários de Putin, afirmando que o governo da Ucrânia é determinado por sua Constituição.
Não está claro também o quão seriamente as declarações do presidente russo devem ser levadas, já que algumas horas depois, o Kremlin esclareceu que Putin não havia levantado essa ideia em recentes conversas telefônicas com Donald Trump.
As declarações sugerem que um fim negociado para a guerra na Ucrânia ainda está distante, já que a Rússia continua a impor novas condições para um acordo, enquanto Kiev afirmou que aceitaria um cessar-fogo de 30 dias se Moscou concordasse.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir