Lula diz em Bruxelas que o Brasil vai cumprir sua parte na questão climática

Promessa foi feita após encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta segunda-feira (17) em Bruxelas, na Bélgica. A reunião começou por volta de 4h, horário no Brasil.

Lula chegou domingo (16) a Bruxelas, para participar da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).

O encontro entre os líderes dos blocos, que reúnem 60 países, vai até terça (18) – e Lula deve voltar a Brasília na manhã de quarta (19).

Além do encontro com Ursula, o presidente terá também, entre segunda e terça (18), sete reuniões bilaterais.

Agenda

No começo da tarde desta segunda, Lula tem encontro com o rei dos Belgas, Filipe, e com o primeiro-ministro do Reino da Bélgica, Alexander de Croo, e reunião com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

A partir das 15h30, Lula estará nos eventos da Celac-UE. Primeiro, participa da cerimônia de boas-vindas às delegações da Celac, depois da abertura da III Cúpula Celac-UE. À noite, ele participa de recepção com apresentação musical e jantar de gala.

Na terça-feira (18), o presidente tem café da manhã com lideranças de partidos progressistas; participa da sessão plenária da III Cúpula Celac- UE; tem almoço de trabalho e, por último, reunião com a primeira-ministra do Reino da Dinamarca, Mette Frederiksen.

Na quarta-feira (19), antes do retorno ao Brasil, Lula concede entrevista coletiva no Hotel Wiltcher’s Steigenberger, às 8h30, no horário de Bruxelas (3h30 de Brasília).

Com informações do Estadão Conteúdo