Pesquisa FSB: Lula tem 48% dos votos válidos contra 37% de Bolsonaro

Ciro aparece com 8% e Simone tem 5% na reta final da corrida presidencial

A nova rodada da pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (26), mostra que Luiz Inácio Lula da Silva abriu 10 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. Lula subiu 1 ponto e agora tem 45% das intenções de voto no primeiro turno. Já Bolsonaro estacionou em 35%.

Ciro Gomes (PDT) permaneceu com 7%, enquanto Simone Tebet (MDB) oscilou 1 ponto para baixo, para 4%.

Os demais candidatos juntos somaram 3%. Brancos, nulos e indecisos totalizaram 6%.

Considerando apenas os votos válidos, Lula foi o único que oscilou positivamente. O petista agora tem 48% e estaria perto de uma vitória já no primeiro turno.

Bolsonaro estacionou em 37%, Ciro seguiu com 8% e Simone caiu para 5%. Os outros candidatos juntos têm 3%.

Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, destaca que o número de eleitores ainda dispostos a mudar a decisão de voto nesta reta final é suficiente para alterar o quadro, que hoje indica a necessidade de segundo turno.

“São cerca de 20 milhões de eleitores que apontam um candidato ou dizem que irão anular seu voto, mas que não estão 100% convictos disso”, observa. “Caso tenhamos um movimento forte nessa última semana, a contagem de votos válidos pode ser alterada até domingo”, acrescenta.

No cenário mais provável para o segundo turno, Lula venceria Bolsonaro. O ex-presidente aparece com 52% contra 40% do atual mandatário.

A pesquisa ouviu, por telefone, 2 mil pessoas entre 23 a 25 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A consulta está registrada no TSE com o número BR-08123/2022.