- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Lula confirma Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos
Lula confirma Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira Macaé Evaristo (PT-MG) para o comando do Ministério dos Direitos Humanos.
Agora, ela substituirá Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6). Ao passo que, Almeida saiu após denúncias de assédio sexual em que uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.
Lula proferiu a mensagem no próprio Instagram, acompanhado de uma fotografia sua ao lado da nova ministra.
Lula e Macaé se reuniram na manhã de hoje no Palácio da Alvorada. Então, o encontro aconteceu sem que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) registrasse a reunião na agenda presidencial.
Defensora dos direitos sociais
A escolha também atende demanda do PT de Minas Gerais para ocupar uma cadeira na Esplanada. O único mineiro no primeiro escalão é o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do PSD.
Macaé se apresenta em seu perfil, nas redes sociais, como defensora da educação pública de qualidade e dos direitos sociais. A deputada conta com o apoio da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e da secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade, de quem é próxima.
Até o momento, o Ministério de Direitos Humanos está sob o comando de Esther Dweck. Ela acumula também a cadeira de ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Um dos motivos para a escolha de Esther Dweck, ainda que de forma interina, é que a secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Cristina de Oliveira, decidiu acompanhar Silvio Almeida e também deixou o cargo.
Quem é a nova ministra Macaé Evaristo?
Macaé Evaristo é deputada estadual pelo PT de Minas Gerais desde 2022. Antes disso, ela ocupou o cargo de vereadora na capital Belo Horizonte.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores, ela é professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação. A deputada é conhecida também por ser prima de Maria da Conceição Evaristo, linguista e escritora afro-brasileiro.
Segundo seu gabinete, ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação em Belo Horizonte (de 2005 a 2012).
Além disso, também foi a primeira secretária Estadual de Educação negra de Minas Gerais, de 2015 a 2018, na gestão do ex-governador Fernando Pimentel.
Trabalho na educação
Macaé foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014,.
Na pasta, ela coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH. Bem com, ela implantou em Minas as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.
“Tem orgulho de sua ancestralidade e pretende seguir lutando contra o racismo estrutural e a favor de políticas públicas voltadas à diversidade e à inclusão das mulheres e das minorias”, afirma trecho de sua biografia no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir