Lula e Bolsonaro: as diferenças e as semelhanças que podem interferir nos seus investimentos

Na live 'Papo Inteligente' desta segunda-feira (3), a jornalista Mara Luquet e a analista política Bárbara Baião, JOTA. discutem como as medidas dos governos Lula e Bolsonaro interferem no mercado

Na live “Papo Inteligente” da segunda-feira (3), a jornalista Mara Luquet e a analista política do JOTA em Brasília, Bárbara Baião, analisaram semelhanças e diferenças dos governos Lula e Bolsonaro e a interferência da forma de comando deles na economia e nos investimentos.

Uma diferença, entre os dois presidentes, está na forma de comandar o País. Bárbara Baião explica que, diante da pandemia, se sentindo ameaçado por inúmeras denúncias e pedidos de impeachment, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, terceirizou o comando da política para lideranças partidárias do centrão.

No atual governo, Lula tem insistido em centralizar o comando da política. “Me parece que o atual governo está indo para o tudo ou nada nessa articulação política de coalização com partidos”, afirma a analista política do JOTA.  Se der certo, todo o governo pode ter sucesso, explica Bárbara Baião.

Como semelhança, nos dois governos, Mara Luquet e Bárbara Baião ressaltaram o empoderamento do Congresso, tanto no governo Bolsonaro, como no Governo Lula. “Não se tem mais um presidencialismo de coalizão, em que se dava ministérios e isso era suficiente para o presidente manter tudo sob comando”, diz a analista política do JOTA.

A jornalista Mara Luquet explica que, com tantos impasses, o País continua em encruzilhada econômica que afeta preços dos ativos: preço do dólar, da bolsa, da taxa de juros.

Promovida pela Inteligência Financeira, veja a live “Papo Inteligente” completa  no nosso canal do YouTube.