EUA: Rússia e Ucrânia concordam com cessar-fogo no Mar Negro e em instalações de energia
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (25) que firmaram acordos com a Ucrânia e a Rússia para garantir a navegação segura no Mar Negro e implementar a proibição de ataques contra instalações de energia nos dois países, enquanto o governo americano deve ajudar a “restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial” e o retorno dos prisioneiros ucranianos.
Em dois comunicados separados sobre as negociações, a Casa Branca anunciou efetivamente um acordo para um cessar-fogo no Mar Negro “para garantir navegação segura, eliminar o uso da força e prevenir o uso de embarcações comerciais para fins militares”.
Também foi informado que os dois países concordaram em “desenvolver medidas para implementar” o acordo anterior de cessar ataques à infraestrutura de energia.
Detalhamento em comunicados específicos para cada país
O comunicado específico para a Rússia observou que os EUA ajudariam a “restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial para exportações agrícolas e de fertilizantes, reduzir os custos de seguro marítimo e melhorar o acesso a portos e sistemas de pagamento para tais transações”.
Já o documento sobre as negociações com a Ucrânia afirmou que os EUA confirmaram seu compromisso em “ajudar a alcançar a troca de prisioneiros de guerra, a liberação de detidos civis e o retorno de crianças ucranianas transferidas à força”.
Ambos os comunicados terminaram enfatizando que “os EUA reiteraram o imperativo do presidente Donald Trump de que os assassinatos de ambos os lados do conflito Rússia-Ucrânia devem parar, como passo necessário para alcançar um acordo de paz duradouro.”
“Com esse objetivo, os EUA continuarão facilitando as negociações entre ambos os lados para alcançar uma resolução pacífica, de acordo com os acordos feitos em Riad”, disseram.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir