EUA impõem sanções à refinaria da China por compra de petróleo iraniano

Essas sanções fazem parte da campanha de pressão máxima do presidente Donald Trump para levar as exportações de petróleo do Irã a zero. A China é o maior importador de petróleo iraniano do mundo

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (20) sanções contra uma refinaria e um terminal de petróleo chineses que compraram “centenas de milhões de dólares em petróleo bruto iraniano”, incluindo de embarcações ligadas aos houthis, grupo rebelde do Iêmen aliado do Irã.

Em comunicado, o Tesouro americano informou que o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) está impondo as sanções contra a Shandong Shouguang Luqing Petrochemical, uma refinaria na província de Shandong, que adquiriu barris de petróleo do Irã no valor de, aproximadamente, meio bilhão de dólares.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Simultaneamente, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que está sancionando o Huaying Huizhou Daya Bay Petrochemical Terminal Storage, um terminal de petróleo na China, por comprar e armazenar petróleo bruto iraniano de um navio sancionado.

    “As compras de petróleo iraniano pelas refinarias ‘teapot’ fornecem a principal linha de sustento econômico para o regime iraniano, o maior patrocinador estatal de terrorismo do mundo”, disse o Secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, no comunicado. “Os EUA estão comprometidos em cortar as fontes de receita que possibilitam o financiamento contínuo do terrorismo e o desenvolvimento do programa nuclear de Teerã.”

    As refinarias “teapot” são pequenas operações privadas na China e contrastam com as maiores empresas estatais do país.

    “Frota sombra”

    O OFAC também está impondo sanções a 19 entidades e embarcações responsáveis pelo transporte de milhões de barris de petróleo iraniano, parte da “frota sombra” de petroleiros do Irã que abastecem refinarias “teapot”, como a Luqing Petrochemical.

    Essas sanções fazem parte da campanha de pressão máxima do presidente Donald Trump para levar as exportações de petróleo do Irã a zero. A China é o maior importador de petróleo iraniano do mundo.

    “Enquanto o Irã tentar gerar receitas de petróleo para financiar suas atividades desestabilizadoras, os EUA responsabilizarão tanto o Irã quanto todos os seus parceiros que fogem das sanções”, afirmou o Departamento de Estado americano no comunicado.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir