‘Brasil é uma terra de oportunidades’, diz Romeu Zema, governador de Minas Gerais

De Nova York, Zema detalhou projetos de mineração de lítio no Estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vê um novo momento para a mineração em seu Estado. “Estivemos em Boston, onde firmamos com a Boston Metal um investimento de R$ 570 milhões em uma unidade revolucionaria em Minas Gerais, para produzir metal via eletrólise, sem usar água nem minério. Serão criados 1.000 empregos diretos e indiretos, e usando o rejeito das barragens.”

Zema afirma que, assim, “a mineração em Minas Gerais está recomeçando”. Ele participou da 16ª edição da Itaú BBA LatAm CEO Conference, em Nova York.

Em Nova York, Zema lançou o projeto Vale do Lítio, que reúne 14 cidades (Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, no Nordeste de Minas, e Rubelita e Salinas, no Norte mineiro).

Selo CEO Conference Itaú BBA em NY

“No Vale do Jequitinhonha há muitas jazidas de lítio. Assinamos uma parceria com investimento de R$ 600 milhões que já vai começar a sair do chão. O modelo de mineração usado não afetará o meio ambiente, não tem construção de barragem e o lítio será beneficiado”, disse Zema para a Inteligência Financeira.

Perspectivas para o Brasil

Zema acredita que o Brasil ainda é visto como uma “interrogação”. “Tivemos avanços nos últimos 10 anos, com um Banco Central independente e o novo marco do saneamento. Mas há gente querendo desfazer esses avanços, o que seria um retrocesso. Brasil é uma terra de oportunidades.”