Durigan sobre conflito federativo: governo quer resolver problema em cooperação com Estados

O governo federal busca encerrar o conflito federativo e resolver o problema da dívida dos estados por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag)

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira (14) que o governo quer encerrar “o conflito federativo” e “resolver problema do país em cooperação com Estados”.

As declarações foram feitas em entrevista à imprensa, para detalhar a regulamentação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    “A gente tem um nível de litígio muito alto e um endividamento que aumenta, mesmo com alguns programas de recuperação em vigor”, disse o secretário.

    Olho no ‘grave problema’ da dívida dos Estados com a União

    Durigan também acrescentou que, com a regulamentação do Propag, o governo está propondo uma solução para o problema “grave” da dívida dos Estados com a União.

    “Esse não é um programa para os quatro Estados principais devedores da União, é um programa para o país”, afirmou.

    “Isso marca o Propag como um problema muito mais justo, muito mais abrangente do que o RRF [Regime de Recuperação Fiscal] e que outros programas do passado foram”, completou.

    Além disso, Durigan disse que o programa não serve apenas para tratar de dívidas entre a União e estado, mas para gerar utilidade para as pessoas.

    “O que esse projeto do Propag faz é induzir que os estados usem parte do dinheiro para investir em educação”, afirmou.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir