- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Como assistir ao debate presidencial da Globo na noite desta sexta-feira
Como assistir ao debate presidencial da Globo na noite desta sexta-feira
A TV Globo promove nesta sexta-feira (28) o último debate antes do segundo turno entre os candidatos à Presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O debate vai ao ar logo após a novela “Travessia”, às 21h30, e pode ser assistido ao vivo pelo g1, na TV Globo, na rádio CBN, além do Globoplay. Nesta quinta-feira (27), a TV Globo promoveu debates com candidatos a governador em 9 estados.
A Inteligência Financeira vai acompanhar o debate ao vivo, com um feed de informações em tempo real e notas sobre os principais momentos do confronto direto entre Bolsonaro e Lula.
Agenda econômica pode ser destaque
O segundo turno da eleição de 2022 acontece neste domingo (30). Além da disputa presidencial, 12 estados terão segundo turno para governador. Pela lei das Eleições, o debate da Globo não pode se estender após 00h00 de sábado.
Nesta reta final, Bolsonaro e Lula devem desvendar mais detalhes de suas agendas econômicas no debate. Ontem, enquanto comemorava seu aniversário de 77 anos, o ex-presidente manteve próximo seu núcleo duro de apoiadores do PT para se preparar para enfrentar o candidato do PL no púlpito. Segundo informações do JOTA, Lula está se preparando através de media training para o debate.
Já Bolsonaro deve se reunir com os filhos Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador carioca e coordenador da campanha do pai nas redes sociais, e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e chefe da campanha de reeleição do presidente.
Quais as regras do debate na Globo?
Ao todo, serão cinco blocos, com diferentes formatos. O primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. A princípio, a abertura do primeiro bloco será feita por Bolsonaro, enquanto Lula iniciará o terceiro.
O segundo e o quarto blocos serão de temas definidos pela produção da TV Globo, e terão duração total de 20 minutos, divididos em dois debates de 10 minutos. Os candidatos deverão escolher entre seis assuntos exibidos em um telão.
Ainda nesses dois blocos, cada candidato terá cinco minutos para debater e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição. No segundo bloco, Lula inicia as perguntas. No quarto bloco, quem começa é Bolsonaro.
Já no quinto e último bloco, será a vez dos candidatos fazerem suas considerações finais. Lula começa e Bolsonaro encerra, conforme ordem definida por sorteio com representantes das duas campanhas.
Com conteúdo do portal g1 e O Globo
Leia a seguir