Anvisa aprova primeiro autoteste de covid-19 no país
Exame diagnóstico é realizado por meio de swab nasal e com resultado em 15 minutos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem o primeiro de registro de autoteste de covid-19 no país. O produto aprovado é o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.
Trata-se de um exame diagnóstico realizado por meio de swab nasal e com resultado em 15 minutos. A disponibilização do teste nas farmácias, segundo a Anvisa, depende agora da empresa detentora do registro.
“Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso”, informou a agência.
O autoteste pode ser realizado entre o primeiro e o sétimo dia do surgimento de sintomas da covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e dores no corpo.
Para as pessoas que não apresentam sintomas, mas que tiveram contato com alguém contaminado, a orientação é de que o autoteste seja feito cinco dias após a interação.
A agência lembra ainda que o autoteste não poderá servir como atestado médico. Em caso de resultado positivo, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. Os testes com resultado negativo também não poderão ser usados como comprovante para viagens internacionais, por exemplo.
Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico
Leia a seguir