Melhores e piores: Coteminas (CTNM4) salta quase 196% com ajuda da Shein; Infracommerce (IFCM4) e CSN Mineração (CMIN3) despencam

Melhores ações do dia: empresas de presidente da Fiesp foram beneficiadas por acordo com Shein; CSN sofre com preço do minério em queda

A Shein, empresa de comércio eletrônico da Ásia, foi a responsável pelas maiores altas e quedas da bolsa nesta segunda-feira (24). Na ponta de cima, a Coteminas liderou os ganhos com valorização de quase 200% no pregão depois do anúncio da parceria da empresa brasileira com a asiática para produzir parte do que a empresa vende no Brasil.

Além disso, outros dois papéis relacionados às negociações para a Shein atuar no Brasil foram beneficiados pelas negociações. A Springs (SGPS3) e a Santanense (CTSA4) ficam com a segunda e terceira colocação entre as maiores altas na bolsa para ações que movimentaram milhões de reais na sessão, ou acima disso.

As três líderes do pregão desta segunda fazem parte de um mesmo conglomerado, que pertence a Josué Gomes, atual presidente da Fiesp e que chegou a ser cogitado para chefiar o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no final de 2022. Gomes recusou o cargo, que hoje é acumulado pelo vice-presidente do país, Geraldo Alckmin.

Shein também causa impactos negativos

Por outro lado, a Shein causou uma importante queda para a Infracommerce no pregão desta segunda. A empresa ficou com a pior perda do dia, com desvalorização de 7,80%, com os papéis cotados a R$ 1,30.

A Infracommerce é uma das grandes produtoras de infraestrutura para sites do varejo e da indústria no Brasil, o que faz dela uma das empresas afetadas pela iminente entrada da Shein no país.

Minério de ferro derruba CSN Mineração

Além disso, no campo negativo, destaque para a CSN Mineração. As ações do braço de mineração da CSN caíram mais de 5%. O resultado acompanha a forte queda do preço do minério de ferro no mercado internacional. A commodity desvalorizou 4,8% e chegou a US$ 106,80 a tonelada, menor preço em cinco meses.

Melhores ações do dia

  • Coteminas (CTNM4) +195,86%
  • Springs (SGPS3) +95,89%
  • Santanense (CTSA4) +89,00%
  • Pague Menos (PGMN3) +9,96%
  • Recrusul (RCSL3) +8,81%

Piores

  • Infracommerce (IFCM3) -7,80%
  • CSN Mineração (CMIN3) -5,36%
  • CBA (CBAV3) -4,65%
  • Braskem (BRKM5) -4,34%
  • Bradespar (BRAP4) -4,18%

*A lista de melhores e piores da bolsa contempla empresas que negociam ações na B3 , dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, e que no dia tiveram volume de negociação na casa dos milhões de reais, ou acima disso.

Leia a seguir

Leia a seguir