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Nubank vê prejuízo cair a US$ 29,9 mi no 2o. tri, mas lucra em termos ajustados; receita é recorde
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O resultado líquido ajustado, porém, resultou em lucro de US$ 17 milhões
O banco digital Nubank registrou prejuízo de US$ 29,9 milhões no segundo trimestre de 2022, segundo balanço divulgado no começo da noite desta segunda-feira (15). Em relação ao primeiro trimestre de 2022, as perdas recuaram 33,7%, mas quase dobraram na comparação com o segundo trimestre de 2021, quando haviam ficado em US$ 15,2 milhões.
O prejuízo no período de abril a junho deste ano foi um pouco menor do que o mercado financeiro esperava. A estimativa média dos analistas era de perdas de US$ 32,5 milhões.
O resultado líquido ajustado, porém, resultou em lucro de US$ 17 milhões. A cifra representa uma alta de 3,03% em relação aos R$ 16,5 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. O número é ajustado por despesas com remuneração baseada em ações e efeitos tributários.
As receitas do banco se multiplicaram 3,4 vezes no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo intervalo de 2021, atingindo US$ 1,16 bilhão.
Como os analistas esperavam, porém, a qualidade da carteira de crédito do Nubank piorou. A inadimplência acima de 90 dias subiu de 3,5% no primeiro trimestre do ano para 4,1% no segundo. No balanço, o banco disse que não concorda com o uso dessa métrica de risco. “A inadimplência de 90 dias ou mais, especialmente para as carteiras de curta duração, é um índice que proporciona uma visão defasada da qualidade dos ativos”, afirmou. Em sua avaliação, o risco das carteiras de curto prazo é melhor medido pelo índice de inadimplência de 15 a 90 dias, que ficou em 3,7% de abril a junho deste ano, igual ao percentual observado entre janeiro e março.
Olhando para o copo meio cheio, David Vélez, fundador e presidente global do Nubank, ressaltou a receita recorde e o fato de que o banco já é a quarta maior empresa de cartões de crédito no Brasil, ultrapassando grandes bancos. “Tivemos outro trimestre muito forte, com crescimento e lucratividade no nosso negócio. Estamos dando grandes passos para nos tornarmos uma plataforma com multiprodutos em diferentes países”, disse.
É comemorado também o crescimento de 57% no número de clientes desde o segundo trimestre de 2021, chegando agora a 65,3 milhões. Além disso, 55% dos clientes ativos mensais que estão com o Nubank há mais de um ano adotaram o banco como o seu principal. A receita média mensal por cliente passou de US$ 3,8 no segundo trimestre de 2021 para US$ 7,8 no segundo de 2022.
Novo presidente
O Nubank anunciou também que um de seus principais executivos acumulará o novo cargo de presidente, assumindo parte das funções do fundador e presidente-executivo David Vélez, a quem se reportará.
O banco digital afirmou que Youssef Lahrech, diretor de operações da companhia há dois anos, “administrará diretamente a operação, orçamento e o desempenho das métricas-chave para os produtos globais, as plataformas globais, as operações de mercado e as funções corporativas”. Outros executivos do Nubank, incluindo a cofundadora e presidente do Brasil, Cristina Junqueira, vão se reportar a Lahrech.
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