Tesla faz recall de mais de 46 mil picapes Cybertruck para corrigir painel lateral

O recall atual da picape não é uma correção de software. O painel será consertado em uma concessionária sem custo para o proprietário

A Tesla está recolhendo 46.096 de suas picapes elétricas futurísticas, as chamadas Cybertrucks, para corrigir um painel lateral de aço inoxidável.

Recalls, na maioria dos casos, são apenas uma parte normal do setor automotivo. Eles ocorrem após investigações, e dezenas de milhões de carros são chamados a cada ano.

Inteligência Financeira
DOMINE O FUTURO DAS FINANÇAS
Aprenda a investir em criptoativos neste e-book  

Cadastre-se e acesse gratuitamente material exclusivo preparado pelo íon em parceria com a Itaú Digital Assets

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    A Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês), responsável pelo processo, registrou 1.073 recalls de segurança que afetaram mais de 35 milhões de veículos em 2024.

    Eles também não impactam as margens. Montadoras, incluindo a Tesla, contabilizam despesas para reparos planejados em garantia.

    Problemas só surgiriam se as atividades de recall e garantia aumentassem substancialmente além do esperado.

    O software da Tesla controla mais funções do que o de fabricantes tradicionais, e a montadora de veículos elétricos normalmente não exige recolhimentos físicos.

    A maioria dos problemas nos veículos elétricos são corrigidos por meio de atualizações remotas.

    As correções de software tornaram-se tão comuns nos recalls modernos que a NHTSA agora indica “atualização de software corrige ‘recall’” em seus avisos.

    O recall atual da picape não é uma correção de software. O painel será consertado em uma concessionária sem custo para o proprietário.

    Histórico do modelo

    Desde seu lançamento no final de 2023, o modelo já teve oito recalls. Isso pode parecer muito, embora investidores geralmente não acompanhem recalls por modelo ou data de lançamento do veículo.

    A picape elétrica Rivian R1T, de 2022, também teve oito recalls. O R1S, de 2022, teve nove. A Ford F-150 cabine simples, de 2021, teve 21. A Toyota Tundra 4×4, de 2022, teve 10.

    Ford e Toyota lançaram caminhonetes redesenhadas em 2021 e 2022, respectivamente.

    Ainda assim, os recalls da Tesla recebem mais atenção porque a empresa é a montadora mais valiosa do mundo e é liderada pelo homem mais rico do planeta.

    Dificuldades da Tesla

    Oito recalls desde o fim de 2023 provavelmente indicam que a Tesla enfrentou dificuldades para aperfeiçoar a produção.

    Isso, no entanto, já era de conhecimento dos investidores por meio de relatórios de analistas, teleconferências e dados de produção.

    A caminhonete de aço inoxidável, à prova de balas e com design vanguardista tem sido difícil de fabricar.

    As ações da Tesla caíam 1,02% no pregão desta quinta-feira (20) na Nasdaq.

    Tarifas, atividades políticas de Elon Musk, dados de vendas do início do ano, revisões de estimativas de Wall Street e mudanças nas projeções de preço-alvo são todos fatores mais relevantes do que um recall típico.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais