SoftBank Group reforça investimentos em IA

A holding de investimentos japonesa teve prejuízo pelo 3º ano seguido

O SoftBank Group terminou o ano fiscal com prejuízo pelo terceiro ano consecutivo, mas disse que o valor líquido dos seus ativos quase dobrou por conta da alta nos preços das ações da fabricante de chips Arm.

A holding de investimentos japonesa disse nesta segunda-feira (13) que teve prejuízo de 228 bilhões de ienes (US$ 1,5 bilhão) no ano fiscal encerrado em março, reduzindo perdas ante os prejuízos de 970 bilhões e 1,7 trilhão de ienes dos últimos dois anos.

A companhia destaca, no entanto, que o valor líquido da sua base de ativos terminou o ano fiscal em 27,8 trilhões de ienes. O valor é quase o dobro do montante de um ano atrás.

Os Vision Funds, fundos do SoftBank Group em empresas de tecnologia, voltaram a dar lucro após dois anos.

Confiança na IA

As ações do setor subiram no último ano por conta do entusiasmo com a inteligência artificial e a perspectiva de corte de juros nos Estados Unidos.

A participação de 90% que a holding detém na Arm, que na semana passada registrou alta considerável no lucro do primeiro trimestre, agora representa quase metade da sua carteira de investimentos.

No quarto trimestre fiscal, o SoftBank Group destaca que teve lucro de 231 bilhões de ienes (US$ 1,48 bilhão), o segundo trimestre seguido no azul, mas abaixo da estimativa de analistas.

Masayoshi Son, diretor-presidente da empresa, reforçou confiança nos seus investimentos em inteligência artificial e disse que irá reduzir aportes em outros setores, como consumo, saúde e finanças.

As ações do SoftBank Group fecharam em alta de 1,56% na Bolsa de Tóquio.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico