Restaurantes americanos despencam na bolsa com queda da confiança do consumidor
Ações de empresas do setor de restaurantes nos Estados Unidos estão sofrendo à medida que investidores seguem inseguros sobre a economia do país e se questionando em relação a quanto os consumidores estão dispostos a gastar com refeições fora de casa.
A Bloomin’ Brands, dona do Outback Steakhouse e do Carrabba’s Italian Grill, despencou 72% em relação ao ano passado, enquanto a Dine Brands Global, operadora do Applebee’s e do IHOP, caiu 47%. Ambas atingiram seus níveis mais baixos desde 2020, durante a pandemia.
As redes de fast food, que teoricamente deveriam se beneficiar com consumidores buscando opções mais baratas, também não estão indo muito melhor.
As ações do Jack in The Box e do Denny’s caíram quase 60% nos últimos 12 meses, atingindo os níveis mais baixos desde 2012. A rede de pizzarias Papa John’s Internacional perdeu 38%, enquanto a gigante dos hambúrgueres Wendy’s recuou 21%.
Mesmo as queridinhas de Wall Street enfrentaram pressão nos últimos meses. As redes Chipotle, Shake Shack, Cava e Sweetgreen anotaram valorizações de 34%, 77%, 176% e 190%, respectivamente, em 2024, à medida que os investidores apostavam em um forte crescimento de vendas nas mesmas lojas e na rápida expansão de unidades.
Nos últimos três meses, Chipotle e Sweetgreen caíram 15% cada, Cava cedeu 19% e Shake Shack despencou 28%.
Exposição ao mercado doméstico dos EUA atrapalha
Seja uma rede madura com milhares de lojas ou uma marca emergente voltada a um público específico, esses restaurantes enfrentam o mesmo problema — estão fortemente expostos ao mercado doméstico dos EUA.
A inflação persistente, demissões no setor público e as políticas imprevisíveis do governo Trump, especialmente em relação a tarifas, prejudicaram a perspectiva dos americanos sobre a economia. A confiança do consumidor caiu nos últimos três meses consecutivos.
Isso começa a afetar os gastos, especialmente com itens discricionários como comer fora. Em fevereiro, as vendas em restaurantes e bares caíram 1,5% em relação ao mês anterior.
Denny’s e Jack in The Box, com forte presença na Califórnia, também sentem os efeitos de uma lei estadual do ano passado que aumentou o salário mínimo dos trabalhadores de fast food de US$ 16 para US$ 20 por hora. Com os preços do cardápio já elevados e outros custos também em alta, isso apertou ainda mais as margens de lucro.
Em comparação, grandes redes de fast food com presença internacional se tornaram um ponto positivo entre os pares do setor de restaurantes. Suas receitas diversificadas de outros países ajudam a enfrentar melhor os desafios internos.
As ações da Yum! Brands, dona do Taco Bell, Pizza Hut e KFC, subiram 17% nos últimos três meses. Domino’s Pizza aumentou 12%, enquanto o McDonald’s e a Restaurant Brands International, dona do Burger King, subiram 8% e 6%, respectivamente.
*Com informações do Valor Econômico
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